O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo

Autores

  • Mauren Liebich Frey Rodrigues Universidade Federal de Pelotaas
  • Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530402012017098

Palavras-chave:

Nacionalismo, Musicalidade Brasileira, Piano, José Vieira Brandão, Tocata 1

Resumo

O presente estudo discute a postura e o engajamento do compositor José Vieira Brandão (1911-2002) frente às correntes nacionalistas brasileiras a partir dos escritos teórico-analíticos do compositor na Tese de Livre Docência (1949). Este posicionamento se evidencia na sua prática composicional. A análise da Tocata n.1 (Estudo n.4) foca na obra dedicada a Villa-Lobos, acatado como o representante máximo do modernismo nacionalista e com quem Brandão teve uma maior proximidade. Este procedimento analítico leva em consideração alguns dos principais aspectos socioculturais compartilhados por Brandão. Como ferramentas analíticas para o discurso musical, são adotados alguns parâmetros estabelecidos por Agawu (2009) com foco nas tópicas, adaptadas para a música latino-americana por Plesch (1996) e para a brasileira por Piedade (2013). Através desta obra torna-se possível compreender como os “novos rumos estéticos” (BRANDÃO, 1949) retratam em música a construção de um ideário nacional brasileiro. Por fim, é possível compreender como a Tocata 1 para piano representa a maneira como o compositor apropria-se de elementos musicais característicos desta época para se posicionar quanto ao seu meio cultural e sua visão artística.

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Biografia do Autor

Mauren Liebich Frey Rodrigues, Universidade Federal de Pelotaas

Pianista, doutora em Música – Práticas Interpretativas (UFRGS), mestre em Música pela UDESC, e professora adjunta da Licenciatura em Música da UFPel. Tem se especializado na interpretação e pesquisa sobre a prática da música brasileira, especialmente sobre a obra para piano de José Vieira Brandão.

Cristina Maria Pavan Capparelli Gerling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pianista, distingue-se por sua dedicação às atividades artísticas, pedagógicas e de pesquisa. Com diversos CDs gravados e com artigos publicados em periódicos especializados no Brasil e no exterior, seus alunos e orientandos vêm alcançando posições de destaque tanto no cenário artístico quanto em escolas de música no país. Com mestrado e doutorado em música, por três vezes foi agraciada com bolsa da Fundação Fulbright para estudos nos Estados Unidos tendo realizado estágios pós-doutorais nas Universidades de Connecticut, Montclair, New Jersey e em Indiana, Bloomington. Resultados parciais de suas pesquisas podem ser acessados em www.ufrgs.br/gppi.

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Publicado

2017-12-19

Como Citar

RODRIGUES, Mauren Liebich Frey; GERLING, Cristina Maria Pavan Capparelli. O Nacionalismo de Vieira Brandão na Tocata 1 (Estudo n.4) para piano solo. Orfeu, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 98–120, 2017. DOI: 10.5965/2525530402012017098. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530402012017098. Acesso em: 21 maio. 2024.