A humanidade do fazer musical com as Tocatas

Autores

  • Raphael Duarte Alves Augusto
  • Lucas Sielski Kinceler
  • Leonardo Lima da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5965/2525530401022016021043

Palavras-chave:

Tocata, Reuniões Musicais, Improvisação Musical, Processo Criativo, Colaboração, Relatos de Experiência

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar a relevância social e musical do evento conhecido por “Tocata”, em Florianópolis/ SC. Proposta com a forma de um encontro informal, aberto e não restrito a músicos, a Tocata se abre como uma experiência compartilhada que favorece diferentes potencialidades do fazer musical, assim como a reinvenção da relação dos participantes com a música. Dada esta especificidade das interações e do convívio humano, tal como ali ocorrem, a Tocata nos possibilita uma experiência artístico-musical que se dá no devir de um processo criativo, simultâneo e coletivo, onde a ação musical pretende se apresentar de forma afetiva, espontânea e intuitiva. Os dados da pesquisa partem dos relatos de participantes registrados entre 2015 e 2016 para o Trabalho de Conclusão de Curso: Convívio Experimental e Improvisação Musical na Tocata: da produção de uma atitude ético-estética. Situamos estes relatos em articulação com a nossa própria experiência, enquanto participantes e pesquisadores no campo da música e artes visuais, e em diálogo com estes campos introduzimos descrições da Tocata e reflexões que nos acompanham no decorrer dos últimos anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Duarte Alves Augusto

Especialista em Arte no Campo, CEART - UDESC

Lucas Sielski Kinceler

Especialista em Arte no Campo, CEART - UDESC

Leonardo Lima da Silva

Mestre em Artes Visuais, CEART - PPGAV- UDESC

Referências

BAILEY, Derek. Improvisation: Its nature and practice in music. Da Capo press, inc: United States of America, 1993.

BONDIA. Jorge Larossa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19. 2002.

CSIKSZENTMIHALYI, Mihaly. Flow: the psychology of optimal experience. New York: Harperperennial Modernclassics, 2008.

GREEN, Lucy. How popular musicians learn: a way ahead for music education. Farnham, Surrey: Ashgate Publishing Company, 2002.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991. (Epistemologia e sociedade) ISBN (Broch.).

LADDAGA, Reinaldo. Estética da emergência: a formação de outra cultura das artes. Tradução de: Magda Lopes. São Paulo: Martins Fontes – Selo Martins, 2012.

SMALL, Cristopher. Musicking: the meanings of performing and listening. Middletown: Wesleyan University Press, 1998. 230 p.

Downloads

Publicado

2017-05-17

Como Citar

AUGUSTO, R. D. A.; KINCELER, L. S.; SILVA, L. L. da. A humanidade do fazer musical com as Tocatas. Orfeu, Florianópolis, v. 1, n. 2, p. 021-043, 2017. DOI: 10.5965/2525530401022016021043. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/article/view/1059652525530401022016043. Acesso em: 6 fev. 2023.