Esta es un versión antigua publicada el 2023-04-05. Consulte la versión más reciente.

Prática Pedagógica em Teatro na Prisão: relato de um giro epistmológico

Autores/as

  • Emerson de Paula Silva

DOI:

https://doi.org/10.5965/10.5965/235809252612022e2359

Palabras clave:

Prisão, Ensino-Aprendizagem

Resumen

Este texto é uma mescla de relato de vivências e refle- xões acadêmicas sobre o processo de implantação do Teatro na Escola Estadual São José em Macapá (AP) localizada dentro do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) a partir de uma ação de pesquisa extensionista do Curso de Teatro da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP). Entre invisibilidades e aproximações, apresentamos um processo de reavaliação da prática pedagógica em Teatro promovendo um giro epistemoló- gico nas metodologias do Teatro-Educação a partir das vozes de todos/as interlocutores/as participantes do projeto num diálogo pessoal/conceitual sobre os processos formativos presentes em ações de Teatro em Comunidades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Emerson de Paula Silva

Professor Adjunto do Curso de Teatro da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Estágio Pós Doutoral em andamento no Programa de Artes da Cena da UNICAMP Cantor. Ator. Diretor. Produtor Cultural. Coordenador da Especialização em Estudos Teatrais Contemporâneos - EETC - UNIFAP (2019/2022). - Coordenador Interinstitucional do Curso de Acessibilidade Cultural - Rede Interuniversitária de Acessibilidade Cultural - Polo Região Norte -UNIFAP/UFRJ/UNB/UFRN/UFRGS. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras - PPGLET/UNIFAP. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia - PPGAC/UFBA. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - PPGCEN/UnB. 

Citas

JAPIASSU, Ricardo Ottoni Vaz. Metodologia do Ensino do Teatro. Campinas – SP: Papirus, 2001. (Coleção Ágere).

NOSÉ, José Flávio Cardoso. O Teatro Amador a partir de dois P(s): Putas e Presos. Tese (Doutorado em Artes da Cena) – Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2021.

PAULA, Emerson de; FONSECA, José Flávio Gonçalves da. Formação em Teatro no Amapá e a Acessibilidade Cultural: encontros e revisões. In: PAULA, Emerson de, FONSECA, José Flávio Gonçalves da Fonseca (Org.). Acessibilidade Cultural no Amapá. São Paulo: e-Manuscrito, 2021.

ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir: Uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. In: Cadernos de Subjetividade, v.1 n.2: 241-251. Núcleo de Estudos e Pesquisas da Subjetividade, Programa de Estudos Pós Graduados de Psicologia Clínica, PUC/SP. São Paulo, set./fev. 1993.

SANTOS, Andressa da Silva; SILVA, Emerson de Paula. Teatro na Prisão: A Extensão e a Pesquisa como caminhos formativos em Pedagogia do Teatro. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./ dez. 2020.

SILVA, Emerson de Paula; DUARTE, Álvaro R. M. Liberdade e Criatividade a partir do Teatro na Prisão: Relato de experiência de uma prática teatral com mulheres em situação de cárcere na zona da mata mineira. Urdimento, Florianópolis, v. 3, n. 39, nov./dez. 2020.

SILVA, Emerson de Paula; FERREIRA, Frederico de Carvalho; MARQUES, Mayara Caroline da Costa. Trajetória da Pele: Teatro e Educação Penitenciária em Macapá. In: VASQUEZ, E.L; ABREU, A.A; FEIO, L.S.R. (Org.). Educação Penitenciária Amapaense: Pesquisa, demanda recorrente e formulação de política educa- cional. Uberlândia: Navegando Publicações, 2020. (Coleção Educar na Prisão e Escola, Vol 1).

SILVA, Emerson de Paula. Jogos Teatrais e Educação Penitenciária em Macapá. In: Revista Moringa Artes do Espetáculo, Dossiê A diáspora dos jogos teatrais no Brasil. João Pessoa, v. 11, n. 2, jul-dez/2020, p. 179 – 185.

Archivos adicionales

Publicado

2023-04-05

Versiones

Cómo citar

DE PAULA SILVA, Emerson. Prática Pedagógica em Teatro na Prisão: relato de um giro epistmológico. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 27, n. 1, p. 168, 2023. DOI: 10.5965/10.5965/235809252612022e2359. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/23188. Acesso em: 18 may. 2024.