A formação do professor de música e o estágio

Autores

  • Melita Bona

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092511112013014

Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados da trajetória do Estágio Obrigatório em Música realizado por uma turma de alunos do Curso de Música da Universidade Regional de Blumenau, FURB. Compreende-se o estágio como um processo, no qual os conhecimentos e as competências adquiridas durante o curso sejam transformados em ações pedagógicas. Nesta pesquisa, aponta-se para as atividades de estágio como possibilidade de inserção do aluno à pesquisa científica. Os dados correspondem às quatro fases do estágio desenvolvidas nos semestres letivos de 2008 e 2009, compreendendo a observação e a prática do ensino de Música na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Analisam-se os relatórios obtidos ao final de cada uma das fases, no sentido de verificar se os acadêmicos deram continuidade às questões de pesquisa apresentadas no início do processo. Os resultados indicam que, na maioria dos trabalhos, o foco de pesquisa permaneceu e o caráter investigativo do estágio corroborou para práticas educativas mais elaboradas.

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Publicado

2014-11-17

Como Citar

BONA, M. A formação do professor de música e o estágio. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 11, n. 11, p. 14-33, 2014. DOI: 10.5965/2358092511112013014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/5722. Acesso em: 27 set. 2021.

Edição

Seção

Artigos