A formação do professor de música e o estágio

Autores

  • Melita Bona

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092511112013014

Palavras-chave:

ensino de música , estágio , pesquisa

Resumo

Neste artigo apresentam-se os resultados da trajetória do Estágio Obrigatório em Música realizado por uma turma de alunos do Curso de Música da Universidade Regional de Blumenau, FURB. Compreende-se o estágio como um processo, no qual os conhecimentos e as competências adquiridas durante o curso sejam transformados em ações pedagógicas. Nesta pesquisa, aponta-se para as atividades de estágio como possibilidade de inserção do aluno à pesquisa científica. Os dados correspondem às quatro fases do estágio desenvolvidas nos semestres letivos de 2008 e 2009, compreendendo a observação e a prática do ensino de Música na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Analisam-se os relatórios obtidos ao final de cada uma das fases, no sentido de verificar se os acadêmicos deram continuidade às questões de pesquisa apresentadas no início do processo. Os resultados indicam que, na maioria dos trabalhos, o foco de pesquisa permaneceu e o caráter investigativo do estágio corroborou para práticas educativas mais elaboradas.

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Referências

BASTIAN, Hans G. A pesquisa (empírica) na educação musical à luz do pragmatismo. In: Em Pauta. Revista do Curso de Pós Graduação Mestrado em Música; UFRGS, v.11, n.16/17 – abr/nov 2000, p. 77-106.

BELLOCHIO, Claudia R.; BUCHMANN, Letícia T. O Estágio Supervisionado em Música: Um estudo na UFSM. In: Encontro Regional da ABEM Sul, 10, 2007, Blumenau, Anais..., Blumenau: ABEM 2007, p. 229-235, CD-ROM.

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. Música na Escola: reflexões sobre a prática musical na sala de aula. In: III Simpósio Catarinense de Educação Musical, 2011, Anais... , Jaraguá do Sul: VI FEMUSC- Festival de Música de Santa Catarina, 2011.

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MATEIRO, Teresa; SOUZA, Jusamara. (Org.) Práticas de ensinar música: legislação, planejamento, observação, registro, orientação espaços e formação. Porto Alegre: Sulina, 2006.

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Publicado

2014-11-17

Como Citar

BONA, M. A formação do professor de música e o estágio. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 14-33, 2014. DOI: 10.5965/2358092511112013014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/5722. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos