Uma Experiência com o Samba no Ensino Fundamental

Autores

  • Ericson Demarchi
  • Hortênsia Vechi
  • Maria Luiza Feres do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092509092011065

Resumo

Este artigo apresenta um trabalho da disciplina de estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Música da Universidade do Vale do Itajaí. Dentro deste, serão encontradas informações e relatos de experiência sobre a prática do samba em algumas de suas formas de manifestações utilizando a interdisciplinaridade a fim de resgatar vivências sociais realizadas em um ambiente não formal de ensino para um ambiente formal. Esta pesquisa foi feita com uma turma, de 37 alunos com faixa etária entre 11 e 12 anos de idade, do ensino fundamental em uma escola particular, localizada no bairro Vila Operária, na cidade de Itajaí. O presente trabalho mostra como foi a experiência de levar alguns estilos e instrumentos relacionados ao samba propondo a prática de percussão corporal, estudo de células rítmicas básicas dos instrumentos, repertório e criação de versos. Além disso, fez-se através da interdisciplinaridade a relação do samba com a organização comunitária social, que foi o tema geral deste estágio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRITO, Teca Alencar de. Koellreutter Educador: O humano como ob- jetivo da educação musical. São Paulo: Peirópolis, 2001.

GOHN, Daniel M. Auto-aprendizagem musical: alternativas tecnoló- gicas. São Paulo: Annablume / Fapesp, 2003.

MARIANI, Silvana. Émile Jaques-Dalcroze. A música e o movimen- to. In: MATEIRO, Teresa; ILARI, Beatriz (org.). Pedagogias em Edu- cação Musical. Curitiba: IBPEX, 2011, p. 25-54.

SOUZA, Ana Guiomar Rego. Interdisciplinaridade e transdiscipli- naridade no conhecimento musical. Goiás, Anais do II Seminário de Pesquisa em música da UFG, 2003/2004.

SWANWICK, Keith. Ensinando Música Musicalmente. São Paulo: Moderna, 2004.

TORRES, Cecília; SCHMELING, Agnes; TEIXEIRA, Lúcia; SOUZA, Jusamara. Escolha e organização de repertório musical para grupos corais e instrumentais. In: HENTSCHKE, Liane; DEL BEN, Luciana. Ensino de Música: Propostas para se pensar e agir em sala de aula. São Paulo: Moderna, 2003, p. 62-76

VECHI, Sicilia. O carnaval do povo – Blocos carnavalescos e escolas de samba de Itajaí - 1980 a 2003. Monografia (TCC do curso de jorna- lismo) - UNIVALI, Itajaí - SC, 2003.

VIANNA, Hermano. O Mistério do Samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 4a. ed., UFRJ, 2002.

WILLE, Regiana Blank. Educação musical formal, não formal ou informal: um estudo sobre processos de ensino e aprendizagem mu- sical de adolescentes. Revista da ABEM, Porto Alegre, v. 13, setem- bro 2005.

Downloads

Publicado

2013-07-11

Como Citar

DEMARCHI, Ericson; VECHI, Hortênsia; AMARAL, Maria Luiza Feres do. Uma Experiência com o Samba no Ensino Fundamental. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 9, n. 1, p. 65–76, 2013. DOI: 10.5965/2358092509092011065. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3531. Acesso em: 28 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos