NARRATIVA VISUAL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO

Autores

  • Tharciana Goulart da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092511112013034

Palavras-chave:

história em quadrinhos , ensino das artes visuais , narrativa

Resumo

As reflexões deste texto giram em torno de um relato de experiência da disciplina de Estágio Supervisionado III, ministrada pela professora XXXXXXX no segundo semestre de 2013 na Universidade XXXXXXXX. Nesta disciplina atuei como professora de Artes Visuais no Ensino Fundamental, na Escola de Educação Básica Municipal XXXXXXX, localizada na XXXXXXXX. O projeto “Narrativa Visual – História em Quadrinhos” abordou conteúdos que permeiam a História em Quadrinhos como uma narrativa e seus diferentes desdobramentos através de dispositivo artístico, na ação metodológica das aulas o foco pretendido foi possibilitar a reflexão de práticas do ensino da arte como o desenho, pintura e colagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tharciana Goulart da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina

Atualmente é graduanda no curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina. Atuando como bolsista de iniciação a docência, CAPES/PIBID.

Referências

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

LAMPERT, Jociele. Estágiosupervisionado: andarilhandonocaminho das Artes Visuais. In: OLIVEIRA, Marilda; HERNÁNDEZ, Fernando (Orgs.). A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: UFSM, 2005, p. 149-155.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. A formação do professor e o ensino das Artes Visuais: o estágio como campo de conhecimento. In : OLIVEIRA, Marilda; HERNÁNDEZ, Fernando (Orgs.). A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: UFSM, 2005, p. 59-72.

. Por uma abordagem narrativa e autobiográfica: os diários de aula como foco de investigação. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: UFSM, 2011, p. 175-190.

Downloads

Publicado

2016-06-06

Como Citar

DA SILVA, T. G. NARRATIVA VISUAL E HISTÓRIA EM QUADRINHOS: EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 34-40, 2016. DOI: 10.5965/2358092511112013034. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/4276. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Relatos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)