Processo Colaborativo com Adolescentes: recortes de uma experiência de ensino do teatro em escola pública

Autores

  • Wellington Menegaz de Paula Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092510102012071

Resumo

Nesse artigo analiso o processo de criação de Sol Ardente e Depois Daquela Viagem. Trata-se de uma prática de ensino do teatro, baseada em processo colaborativo, desenvolvida em 2007, com vinte e sete adolescentes, dentro do Projeto de Teatro, atividade extracurricular, da Escola Municipal Dr. Gladsen Guerra de Resende, localizada no bairro Jardim Canaã, de Uberlândia (MG). Durante o ano de 2007, procurei, enquanto professor do Projeto de Teatro, dialogar com os alunos, para saber o que queriam falar, quais os temas que julgavam importantes de serem debatidos e improvisados em aula. Era uma prática teatral feita por adolescentes e que dialogava com a realidade do bairro Canaã. Cabe destacar que esse estudo faz parte da minha dissertação de mestrado intitulada O Teatro e os Adolescentes do Canaã: Aspectos Artísticos e Comunitários, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wellington Menegaz de Paula, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia.

Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Atualmente cursando o Doutorado em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina

Referências

BOY, Tânia Cristina dos Santos. Estética da existência na forma- ção do professor-artista. Revista Urdimento, n. 11. Florianópolis: UDESC/CEART, 2008.

BRAZ, Júlio Emílio. Sol ardente. São Paulo: Atual, 1987.

CARVALHO, Sérgio de (Org.). Introdução ao teatro dialético: experi- mentos da Companhia do Latão. São Paulo: Expressão popular, 2009.

FISHER, Stela Regina. Processo colaborativo: experiência de companhias teatrais brasileiras nos anos 90. Campinas: [s.n.], 2003. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes.

GARCIA, Santiago. Teoria e prática do teatro. São Paulo: Hucitec, 1988.

NOGUEIRA, Márcia Pompeo. Teatro e comunidade. In: FLO- RENTINO, Adilson; TELLES, Narciso. Cartografias do Ensino de Teatro. Uberlândia: EDUFO, 2009. p.173-183.

POLIZZI, Valéria Piassa. Depois daquela viagem. São Paulo: Ática, 2003.

Downloads

Publicado

2013-12-18

Como Citar

PAULA, Wellington Menegaz de. Processo Colaborativo com Adolescentes: recortes de uma experiência de ensino do teatro em escola pública. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 10, n. 1, p. 71–87, 2013. DOI: 10.5965/2358092510102012071. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3489. Acesso em: 28 maio. 2024.

Edição

Seção

Relatos