Construindo um Fazer Musical Significativo: Reflexões e Vivências

Autores

  • Viviane Beineke

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092501012002059

Resumo

0 presente artigo tem o objetivo de apresentar os projetos que estão sendo desenvolvidos na área de música pelo NUPEART, que incluem a realização de uma Oficina de Música para criangas da comunidade e dois projetos de pesquisa, em um conjunto de ações articuladas de ensino, pesquisa e extensão. Inicialmente serão discutidos os princípios pedagógico-musicais que norteiam a proposta da Oficina de Música, para então relatarmos algumasdas experiências que estão sendo desenvolvidas com as crianças nas aulas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEINEKE, Viviane: LEAL, Claudia. Criatividade e Educagao Musical: por uma atitude perante as praticas musicais na escola. Expressao, Revista do Centro de Artes e Letras da UFSM, 2001. (no prelo).

BURNARD, Pamela. Examining experiential differences between improvisation and composition in children's music-making. British Journal of Music Education, V. 17, N. 3, pp. 227-245, 2000.

ELLIOTT, David J. Music matters: a new philosophy of music education. New York, Oxford University Press, 1995. PATRICK:), Manuel Ferreira. Por uma escola centrada na aprendizagem e ordenada para promover o poder criador do homem. In:

PATRICIO, Escola, Manuel Ferreira (org.). aprendizagem e criatividade. Porto, Porto Editora, pp. 235-250, 2001.

REGELSKI, Thomas A. Musicians, Teachers and the Social Construction of Reality. In: RIDEOUT, Roger On The (ed.) Sociology of Music Education. University of Oklahoma, pp. 95-111, 1995.

SMALL, Christopher. Musicking: A Ritual in Social Space. In: RIDEOUT, Roger (ed.) On The Sociology of Music Education. University of Oklahoma, pp. 1-12, 1995. SWANWICK, Keith.A Basis for Music Education. Rout ledge, London, 1979.

SWANWICK, Keith. Music education liberated from new praxis. International Journal of Music Education, N. 28, pp. 16-24, 1996.

SWANWICK, Keith. Teaching music musically. London, Routledge, 1999.

ZABALA, Antoni. Os enfoques didaticos. In: COLL, Cesar; MARTIN, Elena; MAURI, Teresa et al. 0 construtivismo na sala de aula. Sao Paulo, Atica, pp. 153-196, 1996.

Downloads

Publicado

2013-01-09

Como Citar

BEINEKE, V. Construindo um Fazer Musical Significativo: Reflexões e Vivências. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 59-72, 2013. DOI: 10.5965/2358092501012002059. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/3035. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)