Afastando fantasmas da história recente...

Autores

  • Sandra Ramalho e Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092502022003013

Resumo

Nos currículos de formação dos professores de arte existe um espaço destinado à história do ensino de arte no Brasil; para fundamentar a abordagem deste assunto, subsidiamo-nos em uns poucos autores, com destaque para Ana Mae Barbosa, na sua História da Arte-Educação. Mas, ao longo da existência desses mesmos cursos de formação, e em decorrência da atuação de seus egressos, fomos construindo uma nova etapa dessa história. Por mais paradoxal que pareça a expressão “história contemporânea”, é isso que aqui tentamos alinhavar: aspectos relacionados à história recente do ensino de arte em nossa realidade brasileira, através desse ângulo particular, de sul do Brasil. Este texto apresenta uma revisão dos principais problemas encontrados na realidade educacional, sendo que um dos referenciais é uma pesquisa de campo da década de noventa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, C. et al. O Ensino de Educação Artística na Grande Florianópolis. Universidade e Desenvolvimento. Florianópolis: UDESC, (1), 1993, p.42-52

BARBOSA, A. M. . Arte-Educação: Conflitos/Acertos São Paulo: Max Limonad, 1984.

LANIER, V. Devolvendo a Arte à Arte-Educação. AR'TE, São Paulo, v.10, n.3, 1984.

OSTROWER, F. . Criatividade e Processos de Criação Petrópolis: Vozes, 1983.

PLAZA, J. São Paulo: Tradução Intersemiótica. Perspectiva, 1987.

PORCHER, L. (Org.). Educação Artística: luxo ou necessidade. São Paulo: Summus, 1982. Trad. de Yan Michalski.

RAMALHO E OLIVEIRA, S. R. Fenomenologia da Experiência Estética: uma alternativa na preparação de educadores. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, UFRGS, PortoAlegre, 1986.

Ramalho e Oliveira, S. R. et al. O Empirismo Metodológico no Cotidiano do Professor de Educação Artística. In: III JORNADA DE PESQUISA DA UDESC, 1998, Florianópolis. Florianópolis, Anais... 1998.

Ramalho e Oliveira, S. R. et al. O Empirismo Metodológico na Prática do Professor de Educação Artística. Relatório PROBIC/CNPq/UDESC. Florianópolis, 1994.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991. Trad. de José Cipolla Neto, Luis S. Menna Barreto e Solange C.Afeche.

Downloads

Publicado

2012-05-13

Como Citar

OLIVEIRA, Sandra Ramalho e. Afastando fantasmas da história recente... Revista NUPEART, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 13–32, 2012. DOI: 10.5965/2358092502022003013. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/2640. Acesso em: 29 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)