Entre o que é e o que será

Autores

  • Anamaria Fernandes Viana Universidade Federal de Minas Gerais image/svg+xml

Palavras-chave:

deficiência, capacitismo, alteridade, dança

Resumo

Esse artigo discorre sobre reflexões acerca de processos de transmissão que procuram abarcar a multiplicidade de corpos a partir de alguns princípios que atentam para as particularida- des de cada pessoa. A partir da experiência da autora em dança com grupos de pessoas minorizadas e estigmatizadas, discute- -se a questão do capacitismo, da inclusão e da importância de acolher e aprender com a experiência da alteridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anamaria Fernandes Viana, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (1993), mestrado em Artes do espetáculo - Université de Rennes II (2010) e doutorado-tutela com bolsa cedida pelo CNPQ em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2015) e em Artes do espetáculo - Université de Rennes II. Trabalha como artista da dança com foco na improvisação e composição instantânea desde 1994.Desde 1998, tem se dedicado de forma particular à dança com pessoas em situação de vulnerabilidade, transtornos mentais, deficiências e pessoas com TEA, tendo como diferencial de seu trabalho junto a este público a abordagem da dança pelo viés da arte. Realiza suas atividades entre o Brasil e a França, como artista, professora e/ou palestrante convidada de diversas instituições, sejam elas de ensino ou do campo da saúde. Dentre suas produções, realizou documentários sobre o tema, alguns deles financiados pelo governo francês, peças coreográficas, artigos e livros. É professora do Curso de Licenciatura em Dança da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2015.

Referências

HARVEY, D. Pós-modernismo. In: . Condiçõo pós.moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993.

LAPPONI, Estela. Manifesto Anti-Inclusão parte_1. Zuleika Brit, 2018. Disponível em: http://zuleikabrit.blogspot.com/2015/06/manifesto-anti-inclusao.html. Acesso em: 4 ago. 2018.

LARROSA, Bondía, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPINAS, 1., Campinas, 2001. [Conferência]. Campinas, 2001. (Leituras SME).

PETITMENGIN, Claire. L'expérience intuitive. Paris: L'Harmattan, 200l.

PINKOLA ESTES Clarissa. La danse des grand-mères - Sur la jeunesse de l'âge mûr et la maturité de la jeunesse. Editorial: Grasset, 2007.

GOFFMAN, Erving. Stigmates, les usages sociaux des handicapés. Paris: Les éditions de Minuit, 1975.

GUATTARI, Félix. Leros de La Borde. Lines: Nouvelles Editions, 2012.

MELLO, Anahí Guedes de. Gênero, Deficiência, Cuidado e Capacitismo: uma análise antropológica de experiências, narrativas e observações sobre violências contra mulheres com deficiência, 2014. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) UFSC- Santa Catarina.

VIANA, Anamaria Fernandes. Olhos meus. Pitágoras 500, Campinas, v. 8, n. 2, p. 72-88, 2018. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/pit500/article/view/8653875. Acesso em: 28 jan. 2021.

VIANA, Anamaria Fernandes. Tearte. Poéticas em Dança e Autismo. Editora Appris: Curitiba, 2022.

Downloads

Publicado

2023-12-14

Como Citar

VIANA, Anamaria Fernandes. Entre o que é e o que será. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 27, n. 2, p. 2–14, 2023. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/24609. Acesso em: 27 abr. 2024.