Histórias de Teatro e Circo: intuindo conexões entre Performances Culturais e a Companhia Carroça de Mamulengos

Autores

  • Daniela Rosante Gomes UFT professora efetiva Curso Licenciatura em Teatro UDESC doutoranda PPGT

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521222019052

Palavras-chave:

Companhia Carroça de Mamulengos, histórias de teatro e circo, história oral, performances culturais, antropologia da performance

Resumo

O artigo tem como tema o trabalho de vida e arte da Companhia Carroça de Mamulengos. Uma companhia formada por uma família de artistas itinerantes que durante 40 anos desenvolveu sua trajetória a partir do contato com as gentes das culturas brasileiras. Como objeto de análise específico deste artigo focalizo o espetáculo Histórias de Teatro e Circo, que se confunde com a própria história da família. Esta história, por sua vez, se confunde com a própria história da companhia, de forma que espetáculo, família e companhia nascem, crescem e continuam se desenvolvendo de forma integrada. Para estruturar uma reflexão analítica, me apoio no artigo “Pontes ou pontos de contato: o Cavalo-Marinho e a Arte da Performance” de Luciana Lyra. Suas reflexões sobre Performances Culturais, ação reparadora e outros conceitos e preceitos da Antropologia da Performance ajudam a pensar sobre aspectos do trabalho do grupo mambembe que se torna tradicional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Rosante Gomes, UFT professora efetiva Curso Licenciatura em Teatro UDESC doutoranda PPGT

Artista-arteira, aprendiz-educarora, sonhadora e mamãe de três. 

Bacharel em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em 2005. Mestre em Artes/Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2011. Professora efetiva no Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT), de 2011 aos dias atuais, estando licenciada com remuneração para doutorado desde 2017. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC). E-mail: danielagomes@uft.edu.br

Referências

ACERVO: COMPANHIA CARROÇA DE MAMULENGOS. Entrevistas

setembro de 2017, temática Histórias de Teatro e Circo. Cadernos de Pesquisa. 2017. A ser disponibilizado on-line para o público ao final da pesquisa em 2020, após organização final e aprovação da família.

CAMARGO, Robson. Performances Culturais: Milton Singer e as Perfomances Culturais: Um conceito interdisciplinar e uma metodologia de análise. Karpa 6 (2013), Journal of Theatricalities and Visual Culture. California State University - Los Ángeles. ISSN: 1937-8572. Disponível em: http://www.calstatela.edu/ sites/default/files/users/u1801/robsonpdf.pdf

CARVALHO, Aluízio. Companhia Carroça de Mamulengos: tempos e territórios de aprendizagens (TCC). Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da UNB, 2017. (Ainda não disponibilizado pelo autor).

GOMES, Daniela Rosante. Projeto de Pesquisa Cameloturgias, itinerâncias e outras poéticas de convivência da Companhia Carroça de Mamulengos: cartografias para uma aprendizagem inventiva. Apresentado para ingresso no Programa de Pós-Graduação em Teatro da UDESC, 2017. Florianópolis, Universidade Estadual de Santa Catarina, 2017.

LYRA, Luciana de Fátima Rocha Pereira de. Pontes e pontos de contato: o cavalo-marinho e a arte da performance. In FERREIRA, Francirosy Campos Barbosa e MULLER, Regina Polo (Org.). Performance: arte e antropologia. São Paulo, Editora Hucitec, 2010.

MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de História Oral. 5ª ed. São Paulo: Loyola, 2005.

. HOLANDA, Fabíola. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2011.

ROMEU, Gabriela. Album de família: aventuranças, memórias e efabulações da trupe familiar Carroça de Mamulengos. Ilustrações Catarina Bessel. São Paulo: Peirópolis, 2019.

SIMÕES, Chico. Entrevista gravada em abril de 2019 em

Florianópolis. (acervo da pesquisa)

VIGANÓ, Suzana Schmidt. As regras do jogo: A ação sociocultural

em teatro e o ideal democrático. São Paulo: Hucitec, 2006.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Como Citar

GOMES, D. R. Histórias de Teatro e Circo: intuindo conexões entre Performances Culturais e a Companhia Carroça de Mamulengos. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 22, n. 2, p. 52-80, 2019. DOI: 10.5965/2358092521222019052. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/2358092521222019052. Acesso em: 7 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos