Tem Drama na sala de aula! Articulações entre literatura surda e práticas cênicas na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2358092521212019101

Resumo

O artigo analisa o contato de crianças surdas, estudantes de uma escola bilíngue, com a literatura surda e o teatro por meio de um processo de Drama. O texto apresenta as práticas propostas durante um ano de trabalho na escola, analisando o desenvolvimento dos estudantes durante o processo. As aulas de teatro aconteceram como parte do projeto de extensão Práticas cênicas na escola: oficinas de teatro com alunos surdos, da Universidade Federal de Santa Maria. Foi observado que, por meio dos elementos do Drama e da apresentação de vídeos de contação de histórias na Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), os alunos surdos da escola desenvolveram-se tanto na linguagem teatral quanto na aquisição da língua de sinais.

Biografia do Autor

Priscila Lourenzo Jardim

Professora de Teatro. Atriz. Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM). Participante do Programa de EXtensão Práticas cênicas, escola e acessibildiade.

Marcia Berselli, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Professora do Departamento de Artes Cências da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Líder do Grupo de Pesquisa Teatro Flexível: práticas cênicas e acessibilidade (CNPq/UFSM). Coordenadora do Programa de EXtensão Práticas cênicas, escola e acessibildiade. Artista da cena.

Downloads

Publicado

2019-09-18

Como Citar

JARDIM, P. L.; BERSELLI, M. Tem Drama na sala de aula! Articulações entre literatura surda e práticas cênicas na escola. Revista NUPEART, Florianópolis, v. 21, p. 100-115, 2019. DOI: 10.5965/2358092521212019101. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/nupeart/article/view/15227. Acesso em: 19 out. 2021.