Por que ensinar a encenação de marionetes?

Autores

  • Marthe Adam Université du Québec à Montréal (Canadá)

DOI:

https://doi.org/10.5965/2595034702212019104

Resumo

O que uma formação em encenação pode trazer para os bonequeiros? Esta
conferência tenta delinear brevemente o território dos bonecos em 2019, enquanto
oferece algumas definições sobre o diretor e alguns fundamentos nos quais ele se baseia: o papel do diretor, leis estéticas e filosóficas do teatro de bonecos, a presença do bonequeiro no palco, a relação com o texto, o cenário, o sujeito, a forma e o gesto. E, finalmente, no centro do treinamento, o desenvolvimento de uma obra e da dramaturgia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marthe Adam, Université du Québec à Montréal (Canadá)

Bonequeira e realizadora desde 1978. Professora
associada em teatro de marionetes no Theatre College da
Université du Québec à Montréal. Criadora de vários cursos voltados à aprendizagem do teatro de bonecos. Fundadora e Diretora do Diploma de Estudos Especializados em Teatro de Bonecos (DESS), de 2005 a 2014. Mestre pela École Supérieure de Théâtre, cujo tema é: Comparação entre o jogo de marionetes em formas tradicionais e o jogo de marionetes contemporâneo (1991). Membro da Associação de Marionetes de Quebec (AQM), UNIMA Canadá e do comitê artístico do Festival de Casteliers.

Downloads

Publicado

2019-12-20

Como Citar

ADAM, M. Por que ensinar a encenação de marionetes?. Móin-Móin - Revista de Estudos sobre Teatro de Formas Animadas, Florianópolis, v. 2, n. 21, p. 104-115, 2019. DOI: 10.5965/2595034702212019104. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/article/view/1059652595034702212019104. Acesso em: 26 nov. 2022.