Sobre a Revista

Periódico de Teatro de Formas Animadas, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas, do Centro de Artes, Design e Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Periodicidade: semestral
Ano de criação: 2005

 

Notícias

Submissões Abertas (Próximas Edições)

2021-02-25

2023 / 01 - Dossiê Temático:

V.1, Ed. 28: Teatro de Bonecos africano e afrodiaspórico

Submissões até 31 de maio de 2023 / Publicação julho 2023

 

Na África existem cerca de 490 etnias diferentes, o que produz um panorama variado entre arte tradicional, popular, contemporânea ou acadêmica. Exemplo disso são as máscaras utilizadas em rituais, festividades e cerimônias, apreciadas em museus metropolitanos e que influenciaram a obra de diversos artistas ocidentais, num complexo movimento que ora passa pela inspiração, ora pelo saque dos patrimônios culturais e apropriação.

No Teatro de Bonecos desse imenso continente, temos também uma incrível variedade de formas, seja numa dimensão comunitária, itinerante ou profissionalizada em festivais e eventos, que perpassa tanto o tradicional quanto o inovador.

A influência das culturas presentes no continente africano é imensa e diversa por todo o mundo, em especial no Brasil, por constituir uma matriz cultural.

Sabemos que os regimes coloniais foram os responsáveis pelo fluxo da imigração forçada pelo contexto de escravidão que aqui se instaurou a partir do século XVI e que, pela via da cultura, protagonizaram séculos de resistências que ressoam até o presente.

Nesta edição sobre o Teatro de Bonecos africano e afrodiaspórico, convidamos pesquisadores e artistas a escreverem e compartilharem seus estudos e reflexões a respeito das influências, no panorama mundial, desse conjunto de valores, crenças e modos de agir oriundo das culturas africanas.

Quais trocas e sociabilidades, quais referentes estéticos foram construídos a partir de outros modos de ver o mundo, outras crenças e ideias? Como se encontra hoje a produção em Teatro de Bonecos nos países que compõem o continente africano? Quais são os diferentes tipos de produções que desenvolvem? Quais suas participações no contexto escolar, comunitário e cosmogônico? Como se produz e se garante hoje a transmissão de suas práticas e saberes tanto em espaços formais como não formais? Quais são suas perspectivas futuras? Quais as tensões entre fazeres tradicionais e assimilação de procedimentos ocidentais? Quais os impactos das mídias na produção e circulação das produções? Onde percebemos a influência do Teatro de Bonecos africano no Teatro de Formas Animadas brasileiro e latino-americano? Quais artistas/grupos brasileiros utilizam temas conexos/estéticas ou influência africana em seus espetáculos? Quais abordagens possíveis de aproximação às matrizes afrodiaspóricas encontramos hoje? Quais as potências e qual é o papel dessas referências no trabalho para uma educação antirracista e anticolonial? Quais as fronteiras entre pesquisa, interculturalidade e apropriação colonial?

Esperamos que este conjunto de provocações estimule a produção acadêmica sobre essas e outras questões dentro da temática.

 

Acesso ao site da Revista Móin-Móin:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin

Diretrizes para autores:

https://www.revistas.udesc.br/index.php/moin/about/submissions#authorGuidelines

 

Saiba mais sobre Submissões Abertas (Próximas Edições)

Edição Atual

v. 2 n. 27 (2022): Preservação e conservação de acervos no Teatro de Animação
					Visualizar v. 2 n. 27 (2022): Preservação e conservação de acervos no Teatro de Animação

Nesta 27ª. edição da Revista Móin-Móin, com o tema “Preservação e conservação de acervos no Teatro de Animação”, convidamos alguns peritos para discorrerem sobre essas questões, a fim de espargir alguns questionamentos, sem, obviamente, esgotar o assunto: O que é necessário conservar/preservar? Como ocorrem a preservação e a conservação/restauração (processos e técnicas)? Como isso afeta as companhias teatrais, os artistas, os museus, as coleções e a sociedade? Quais coleções e museus se dedicam ao Teatro de Animação? Quais seus desafios e seus projetos? Como artistas e companhias teatrais tem gerido seu acervo?

Publicado: 2023-03-03

Editorial

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