A Construção Simbólica na Gestão da Marca Havaianas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x11222018381

Palavras-chave:

branding de moda, economia simbólica, design

Resumo

Considera-se a contemporaneidade como a era das marcas, na qual é onipresente e onipotente. O objetivo desta pesquisa foi o de estudar o lugar social da marca na contemporaneidade, configurado nas esferas sociais e culturais, a fim de identificar a ocorrência do processo de valorização de sua imagem. O capital simbólico eleva o capital econômico e cria uma relação de identidade com seus clientes.  O massivo investimento em comunicação nos diversos meios faz com que haja inculcação da marca nas mentes e a inclui no habitus da sociedade. Apresenta-se o estudo de caso da gestão da marca Havaianas que conseguiu transformar em duas décadas o seu valor simbólico de popular a cultuado por todas as classes sociais. Como resultado, a marca gera a identidade, estabilidade, sacia desejos e une os grupos sociais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriela Botelho Mager, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Profª. Drª. Gabriela Botelho Mager

    Departamento de Design da UDESC

  • Alberto Cipiniuk, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Prof. Dr. Alberto Cipiniuk

    Departamento de Artes e Design da PUC Rio

Referências

BOURDIEU, P. A Economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2005.

BOURDIEU, P. A Produção da crença – contribuição para uma economia dos bens simbólicos. Porto Alegre: Zouk, 2006.

BOURDIEU, P. A Distinção – crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2008.

GOMES, F. R. Difusão de Inovações, Estratégia e a Inovação: o Modelo D.E.I. aplicado ao Caso Havaianas. Disponível em: <http://knol.google.com/k/o-caso-sandálias-havaianas#>. Acesso em: 26 jul. 2010.

HEILBRUNN, B. A logomarca. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2002.

HSM Management. Havaianas com o mundo a seus pés. Edição 48 . Jan- Fev 2005. Disponível em: <http://www.mctres.com.br/mc3/conteudo/Havaianascomomundoaoseuspes.pdf>. Acesso em: 25 mai. 2011.

LIPOVETSKY, G; ROUX, E. O Luxo Eterno: da Idade do Sagrado ao Tempo das Marcas. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

MARIE CLAIRE. Havaianas e Jóias. Edição 10. Novembro 2010.

SEMPRINI, A. A marca pós-moderna. Poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. São Paulo: Estação das Letras, 2006.

SETTON, M. da G. J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação. Maio/Jun/Jul/Ago 2002, nº 20, p.60-70.

VEJA ON LINE. Legitimamente fashion. <http://veja.abril.com.br/especiais/estilo_moda/p_058.html>.

VEJA ON LINE. Os chinelos foram só o começo. <http://veja.abril.com.br/240310/chinelos-foram-comeco-p-102.shtml>

HAVAIANAS. Site Oficial – história da marca. Disponível em: <http://br.havaianas.com/pt-BR/about-havaianas/history/#>. Acesso em: 20 jun. 2010.

HAVAIANAS E O LANÇAMENTO DE GALOCHAS. Disponível em: <http://www.mariavitrine.com.br/2011/04/havaianas-lanca-colecao-de-galochas-na.html>. Acesso em: 30 mai. 2011.

HAVAIANAS E O OSCAR 2003. Comentários de Carlos Merigo. Disponível em: <http://www.brainstorm9.com.br/diversos/alpargatas-distribuira-havaianas-na-festa-do-oscar/>. Acesso em: 20 mai. 2011.

HAVAIANAS E O OSCAR 2007. <http://www.bemresolvida.com.br/?tag=havaianas&paged=5> Acesso em: 30 mai. 2011.

WOLFF, J. A produção social da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.

YIN, R. K. Estudo de caso. Planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2003.

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

A Construção Simbólica na Gestão da Marca Havaianas. Modapalavra e-periódico, v. 11, n. 22, p. 381–407, 1 jul.2018.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)