As representações do consumo e da identidade nos principais blogs de moda do País

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x08152015249

Palavras-chave:

blogs de moda, divulgação de produtos, comportamento de consumo

Resumo

A blogosfera – universo e cultura dos blogs – é um sistema complexo e extraordinariamente dinâmico, assim como a moda e a polarização de tendências e comportamento. Neste sentido, propôs-se como objeto de estudo esta nova ferramenta de comunicação e o seu potencial de impacto sobre as diversas esferas da vida humana. Optou-se por utilizar a pesquisa bibliográfica, que forneceu embasamento teórico, e a pesquisa de campo, com a técnica do estudo de caso. O estudo de caso foi realizado considerando os mais relevantes blogs de moda do País, a fim de compreender sua estrutura, organização funcional e interação com usuários. Partindo disso, observou-se o papel dos chamados blogueiros como grupos de referência, analisando o processo de adoção e difusão da moda através da interatividade que sugere formas exclusivas da hipermídia. O estudo contribuiu com as análises acerca deste instrumento comunicacional, no âmbito em que incluiu pesquisas teóricas sobre a interação digital, blogs, sua história, estrutura, funcionalidades e multiplicidades de usos.

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Biografia do Autor

Thaissa Schneider, Centro Universitário de Brusque

Mestrado em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2013), especialização em Design de Moda pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2005), e graduação em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2002). É professora do curso de Moda do Centro Universitário - Católica de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul, e do curso de Design de Moda na Unifebe, em Brusque, SC. Atua nas disciplinas de Produção de Moda, Mídias de Moda, Sistemas da Moda, Projeto Integrador, Metodologia de Projeto, e também é professora responsável de Estágio e TCC do curso de Moda da Católica de Santa Catarina.

Laura Pedri Pereira, Centro Universitário Católica de Santa Catarina

Cursando Moda no Centro Universitário Católica de Santa Catarina desde 2011, com previsão de término em 2014/2. Possui curso de extensão e atua nas linhas de Jornalismo e Mídias Digitais para Moda. Atualmente trabalha com Produção Cinematográfica no Escritório de Cinema, em Jaraguá do Sul, onde está envolvida no projeto federal contemplado pela Lei Rouanet "Idades da Moda".

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Publicado

2015-01-01

Como Citar

SCHNEIDER, Thaissa; PEREIRA, Laura Pedri. As representações do consumo e da identidade nos principais blogs de moda do País. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 249–268, 2015. DOI: 10.5965/1982615x08152015249. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/5456. Acesso em: 28 mar. 2024.