Storytelling e Identidade de Marca: estudo de caso da marca portuguesa Josefinas

Autores

  • Thaissa Schneider Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Jaraguá do Sul, SC Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Brusque, SC
  • Laura Pedri Pereira Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1982615x11222018363

Palavras-chave:

Moda, Comunicação, Storytelling, Branding

Resumo

O artigo visa analisar a utilização do storytelling na construção da identidade de marcas e apresenta um estudo de caso da marca portuguesa de calçados femininos Josefinas, na qual é possível perceber que, a partir do desenvolvimento do storytelling, a identidade da marca foi desenvolvida, e as demais estratégias de comunicação também utilizam fortemente esta estratégia. A marca tem posicionamento no mercado de luxo e desenvolve as “sabrinas”, peça chave da marca, que são sapatilhas inspiradas nos calçados das bailarinas. A empresa também desenvolve mocassins, sapatilhas, acessórios para calçados e bolsas, que são produzidos com altíssima qualidade, num atelier com 10 artesãos, situado na cidade de Braga, em Portugal. Para a elaboração deste artigo, a pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa e exploratória, além de uma pesquisa bibliográfica e um estudo de caso.

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Biografia do Autor

Thaissa Schneider, Centro Universitário Católica de Santa Catarina, Jaraguá do Sul, SC Centro Universitário de Brusque (UNIFEBE), Brusque, SC

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2013), especialista em Comunicação e Marketing em Mídias digitais pela Universidade Estácio de Sá (2017), especialista em Design de Moda pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2005), e graduada em Moda pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2002). Professora do curso de Moda e da Pós-Graduação do curso de Gestão e Criação de Moda do Centro Universitário - Católica de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul, e do curso de Design de Moda na UNIFEBE, em Brusque, SC. 

Laura Pedri Pereira, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis, SC

Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2017), especialista em Gestão e Criação de Moda (2017) e graduada em Moda pelo Centro Universitário - Católica de Santa Catarina (2014), com extensão em Jornalismo de Moda pela EnModa Escola de Empreendedores (2011) e Mídias Sociais para Moda pela London College of Fashion (2014). Selecionada pelo programa Conexão Cultura Brasil #Intercâmbios, do Ministério da Cultura, para capacitação e formação no exterior (2014). 

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Publicado

2018-07-01

Como Citar

SCHNEIDER, T.; PEREIRA, L. P. Storytelling e Identidade de Marca: estudo de caso da marca portuguesa Josefinas. Modapalavra e-periódico, Florianópolis, v. 11, n. 22, p. 363-380, 2018. DOI: 10.5965/1982615x11222018363. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/10264. Acesso em: 18 ago. 2022.