O PARFOR na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA: Análise e apresentação dos resultados

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/1984723822492021320

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica – PARFOR, caracterizando seu processo de implantação em nível nacional, estadual e regional e apresentar seus principais resultados na Universidade Federal do Oeste do Pará – UFOPA, entre os anos de 2010 e 2019. O PARFOR iniciou no ano de 2009 para atender emergencialmente uma demanda existente de professores em exercício na rede pública de ensino básico e que não possuíam a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN. A metodologia utilizada caracteriza-se como descritiva com enfoque quantitativo e, nos procedimentos de coleta de dados, utilizou-se um levantamento realizado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA/UFOPA, no qual foi gerada uma matriz de dados em que foram aplicados filtros que permitiram a quantificação das informações. Constatou-se que ingressaram 3.816 (três mil, oitocentos e dezesseis) professores/alunos nas 105 turmas abertas na Sede da UFOPA e em seus Campi Regionais e, destes, 78,1% receberam grau bem acima da média nacional que é de 47,3%. Verificou-se também que a taxa de evasão é condizente com a média nacional e que a maioria dos ingressantes no PARFOR na UFOPA é do gênero feminino e estava na faixa etária de 30 a 39 anos. As informações coletadas permitiram concluir que o PARFOR na UFOPA alcançou resultados expressivos. Esses profissionais, agora com formação adequada, estão aptos a contribuir de maneira expressiva para a melhoria dos indicadores de qualidade da educação em todos os municípios da Região Sudoeste do Estado do Pará.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publiée

2021-07-21

Comment citer

MULLER, Fabiano Hector Lira; DEL PINO, José Claudio. O PARFOR na Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA: Análise e apresentação dos resultados. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 49, p. 320–343, 2021. DOI: 10.5965/1984723822492021320. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/17992. Acesso em: 19 mai. 2024.