Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira

Autores

  • Charles Soulié
  • Graziela S. Perosa

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723821452020078

Resumo

Nós apresentamos aqui uma experiência conduzida com estudantes de ciências humanas e sociais de duas universidades inseridas nos subúrbios das cidades de São Paulo e de Paris. O interesse destes estabelecimentos é que eles recebem estudantes de origem popular com uma grande parte deles cujos pais não fizeram curso superior. O objetivo foi experimentar dispositivos pedagógicos mais motivantes visando a iniciar o estudo da sociologia pela pesquisa. Esta experiência pedagógica é rica antes de mais nada para o professor que por meio dos estudantes viaja para meios sociais aos quais ele não teria acesso. No que tange aos estudantes, este dispositivo conduz à uma forma de socioanálise lhes permitindo se lançar em uma apropriação reflexiva de sua história familiar. No momento em que os gestores apressados desejam racionalizar o trabalho pedagógico reduzindo-o a uma série de indicadores quantitativos, nos parece essencial retomar a reflexão pedagógica coletiva de forma à encorajar as experimentações.

Palavras-chaves: Ensino de sociologia. Democratização do acesso ao ensino superior. Árvores genealógicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-05-04

Como Citar

SOULIÉ, Charles; PEROSA, Graziela S. Estudar sua família para explorar o mundo social: a respeito de uma experiência pedagógica franco-brasileira. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 45, p. 78–99, 2020. DOI: 10.5965/1984723821452020078. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723821452020078. Acesso em: 29 mar. 2024.