Entre diálogos, estudos e vivências literárias: a experiência formativa no LEEI-PR 2024-2025

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723826622025082

Palavras-chave:

formação, leitura e escrita, literatura, educação infantil

Resumo

Este texto tem como objetivo refletir e compartilhar a formação continuada ofertada no âmbito do programa Leitura e Escrita na Educação Infantil, no estado do Paraná, ocorrida entre os anos de 2024 e 2025. O percurso narrativo aqui apresentado consiste em registros memorialísticos dos encontros presenciais com um grupo de 13 Formadoras Estaduais, apresentando as proposições pedagógicas e saberes teórico-práticos compartilhados, além de depoimentos das formadoras participantes. Trataremos do processo que se desenvolveu entre a equipe de Coordenação Estadual e as Formadoras Estaduais (FEs), ao longo da efetivação de sete encontros presenciais. Tais momentos compuseram a exploração e o estudo do conteúdo do curso, assim como a preparação para as FEs ministrarem a formação juntamente às Formadoras Municipais (FMs). Como resultado, indica a potencialidade de um programa de formação docente tecido por interlocutores plurais, com experiências alargadas e interesses comuns acerca das infâncias e seu direito às culturas do escrito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem. 9. ed. São Paulo: HUCITEC, 1999.

BAPTISTA, Mônica Correia; AMARAL, Mariana Parreira Lara do; SÁ, Alessandra Latalisa de; Petrovich, Camila. Bebeteca: construindo pontes entre Universidade, crianças pequenas e literatura. In: NOGUEIRA, Gabriela Medeiros (org.). Práticas de leitura: um mosaico de experiências em diferentes países. Curitiba: CRV, 2022. p. 247-265.

BAPTISTA, Mônica Correia. A Linguagem escrita e o direito à educação na primeira infância. Brasília, DF: MEC, 2010. p. 1- 17. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=6790-alinguagemescrita&category_slug=setembro-2010-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 02 abr. 2025.

BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 05/2009: fixa as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasíllia: MEC/CNE/CB, 2009.

Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2298-rceb005-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 12 abr. 2025.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer Nº. 20/2009: Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil. Brasíllia: MEC/CNE/CB, 2009a. Disponível em: https://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2097-pceb020-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192 Acesso em: 12 abr. 2025.

CASTRILLÓN, Silvia. Biblioteca na escola. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2024.

CASTRILLÓN, Silvia. O direito de ler e escrever. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2011.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

JOLIBERT, Josette et al. Além dos muros da escola: a escrita como ponte entre alunos e comunidade. Porto Alegre: Artmed, 2006.

KRAMER, Sonia. Educação como resposta responsável: conhecer, acolher e agir. Campinas: Papirus, 2021.

MUNANGA, Kabengele. (Apresentação) In: MUNANGA, Kabengele (org.). Superando o racismo na escola. 2. ed. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2005. p. 15-20.

PIAUÍ, Juliana. Literatura negra para as infâncias no Brasil. In: LICÁ, Márcia (org.). Infâncias e leitura: presenças negras e indígenas na Literatura Infantil. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2024. p. 36-82.

REYES, Yolanda. Ler e brincar, tecer e cantar: literatura, escrita e educação. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2012.

REYES, Yolanda. A substância oculta dos contos: as vozes e narrativas que nos constituem. São Paulo: Editora Pulo do Gato, 2021.

Downloads

Publicado

16-12-2025

Como Citar

MORO, Catarina; STROHHECKER, Franciele da Silva dos Anjos; GHIGGI, Gioconda. Entre diálogos, estudos e vivências literárias: a experiência formativa no LEEI-PR 2024-2025. Revista Linhas, Florianópolis, v. 26, n. 62, p. 82–108, 2025. DOI: 10.5965/1984723826622025082. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/28300. Acesso em: 17 dez. 2025.