A leitura de livros literários por crianças na Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826622025019Palavras-chave:
livros literários, letramento, educação infantilResumo
Este artigo discute o papel da linguagem escrita na Educação Infantil, com base na análise de um evento de letramento protagonizado por uma criança de cinco anos chamada Wanda. Através da leitura das imagens de um livro de literatura, ela constrói uma narrativa inventiva, revelando esforço, autoria e posicionamento frente ao texto. A pesquisa, fundamentada na Etnografia em Educação e na Sociologia da Infância, evidencia como as práticas literárias vivenciadas pelas crianças mobilizam escuta sensível, imaginação e construção de sentidos, mesmo antes da apropriação do sistema alfabético. A leitura literária é apresentada como experiência estética e direito social da criança, capaz de promover o desenvolvimento da linguagem e da subjetividade. A interação com livros ilustrados e com adultos mediadores favorece a compreensão da função social da escrita e a formação de leitores críticos. O estudo aponta que, mesmo em materiais com limitações gráficas, as crianças podem produzir narrativas coerentes, tornando-se leitoras e autoras de suas próprias interpretações. Aponta ainda que a literatura infantil deve ser compreendida como prática cultural essencial desde os primeiros anos escolares.
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