Ensinar e compreender livros de literatura juvenil no Ensino fundamental II através das lentes do sistema narrativa-personagens
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826612025140Palavras-chave:
comprensión lectora, literatura juvenil, sistema narrativo-personaje, ingeniería didáctica colaborativa, formación docenteResumo
Embora o nível sociocultural dos alunos possa contribuir para o desenvolvimento de suas capacidades de leitura, estas dependem, principalmente, das práticas escolares de letramento. Reduzir as desigualdades sociais, garantindo o direito à leitura e à escrita e proporcionando o prazer de ler para todos os alunos, em conformidade com as exigências do programa escolar, constitui, portanto, um objetivo essencial para qualquer docente. Alunos de 9 a 12 anos de idade que frequentam o Ensino fundamental 2 em escolas públicas de Genebra (Suíça) são capazes de decodificar textos sem grandes dificuldades, mas nem sempre os compreendem inteiramente. Buscando abordagens eficazes e motivantes para esse nível da escolaridade, elaboramos um dispositivo didático de compreensão em leitura de um livro de literatura juvenil, experimentado em sala de aula com uma turma de 7° ano (10-11 anos). Esse dispositivo foi baseado numa pesquisa de engenharia didática em colaboração (PEDCo), envolvendo docentes e pesquisadoras interessados no ensino do francês como língua de escolarização. O objetivo do presente artigo é oferecer um breve panorama do dispositivo didático elaborado, apresentando, mais detalhadamente, as modalidades de realização de uma de suas principais atividades. Também serão dados alguns exemplos a fim de ilustrar as possíveis aprendizagens realizadas pelos alunos graças a esta atividade. Terminamos com alguns comentários conclusivos com relação ao ensino e à aprendizagem da compreensão em leitura no âmbito do espaço de interlocução criado entre as diferentes esferas sociais implicadas, a escolar, a de formação docente e a da pesquisa acadêmica.
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