Ensinar e aprender na Educação Básica: um olhar a partir da Teoria Histórico-Cultural
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826622025276Palavras-chave:
como ensinar, como aprender, proposta curricular de Santa Catarina, teoria histórico-culturalResumo
Este estudo investigou como os professores ensinam e como os alunos aprendem na educação básica. Como a Teoria Histórico-Cultural subsidia a Proposta Curricular de Santa Catarina (PCSC), pressupõe-se que os professores também fundamentam suas práticas nesses princípios e compreendem o processo de aprendizagem sob essa perspectiva. Para tanto, definiu-se como objetivos: analisar as práticas pedagógicas adotadas; identificar os desafios enfrentados na implementação da PCSC; e compreender os processos de aprendizagem dos alunos a partir dessa abordagem. O estudo foi desenvolvido por meio de uma pesquisa qualitativa e exploratória, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores e alunos do 5º ano do ensino fundamental de três escolas da 19ª Coordenadoria Regional de Educação de Santa Catarina. A análise dos dados baseou-se nos pressupostos do materialismo histórico-dialético. Os resultados indicam que, embora a PCSC proponha um ensino mediado e significativo, predominam práticas tradicionais, influenciadas pela falta de formação continuada, o que impacta a apropriação dos conceitos científicos pelos alunos. Conclui-se que para que se possa aprimorar as práticas, nessa perspectiva, investimentos na formação docente e na organização do ensino são essenciais para consolidar a PCSC, de modo que o professor com esse conhecimento teórico possa alinhá-lo à sua prática de ensino e, consequentemente, garantir melhor apropriação dos conhecimentos por parte dos estudantes.
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