A potência da leitura do literário na aprendizagem de crianças em processo de alfabetização
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826622025226Palavras-chave:
alfabetização, livro, leitura do literárioResumo
Neste artigo, o objetivo é discutir a importância da leitura literária para crianças em classes de alfabetização, na perspectiva estética das narrativas hipertextuais infantis. A alfabetização é um tema debatido atualmente, especialmente em relação às práticas pedagógicas que priorizam o ensino tradicional da língua portuguesa, usando exercícios de escrita e memorização. Muitas vezes, as crianças não progridem na aprendizagem, não se tornam leitoras e escritoras de si mesmas, dos outros e de seu contexto. A leitura desde a infância permite que a criança reflita, questione, crie e compartilhe, enquanto se desenvolve e vivencia a humanização em ambientes escolares. Para essa reflexão, adotamos a pesquisa bibliográfica, destacando autores como Martins e Neitzel (2016), que afirmam que a literatura contemporânea, com elementos hipertextuais, pode levar a criança a avançar nas noções dos livros tradicionais; Freire (1989), que evoca a importância de ler texto e contexto, em um ato dinâmico de constituição do ser cidadão; e Soares (2021), que apresenta um complexo de alfabetização que articula fundamentos psicológicos, fonológicos, linguísticos e sociolinguísticos para uma prática pedagógica mais propositiva, em que se aprende a ler lendo e a escrever escrevendo. Acreditamos que a literatura infantil contemporânea pode ser um espaço de encontro e trocas. Portanto, as crianças em classes de alfabetização, quando garantido o direito ao livro e à leitura pelo brincar e experimentar com os livros, podem ampliar suas possibilidades de aprender, ensinar e conviver.
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