Proposições decoloniais ao desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723826612025373Palavras-chave:
desenvolvimento profissional docente, decolonialidade, autoformaçãoResumo
O objetivo deste artigo é enunciar proposições decoloniais ao Desenvolvimento Profissional Docente de professores da Educação Básica, considerando princípios teóricos e uma vivência autoformativa colaborativa. Foi realizada uma pesquisa participante com professores de uma rede pública municipal de ensino no Estado de Santa Catarina, que vivencia autoformação colaborativa de forma voluntária. O suporte teórico, no campo do Desenvolvimento Profissional Docente, foi Nóvoa, Garcia e Vaillant e Marcelo; e acerca da decolonialidade utilizou-se os ensinamentos de Dussel, Mignolo e Walsh. Os dados foram produzidos por narrativas e audiogravações dos encontros do grupo. Dos dados analisados a partir do paradigma indiciário, emergiram proposições que envolvem: autoformação colaborativa, politicidade, interculturalidade, dialogicidade, cultura digital e ecologia integral. Estes são possíveis caminhos para a superação do atual modelo de escola para uma escola insurgente, crítica e libertadora.
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