O COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, TAMBÉM CHAMADO PROF. JOSÉ ALOÍSIO ARAGÃO

Autores

  • Fábio Luiz da Silva Universidade Norte do Paraná

Resumo

Este texto tem como objetivo traçar um breve histórico do Colégio de Aplicação (Capl) da Universidade Estadual de Londrina (UEL) que, devido a particularidades de sua constituição legal, também se chama Colégio Estadual Prof. José Aloísio Aragão. O relato destaca a importância, justamente, da iniciativa desse professor que, na década de 60, foi o idealizador dessa instituição. A criação do Capl da UEL, como dos seus similares, esteve vinculada às reformas na educação dos anos 40 e que representavam, pelo menos parcialmente, os ideais da Escola Nova. Hoje, este colégio tem procurado redefinir sua identidade, comprometida pela paulatina diminuição do seu capital simbólico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio Luiz da Silva, Universidade Norte do Paraná

Doutor em História. Professor de História Contemporânea da UNOPAR e do Colégio de Aplicação da Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

2012-06-26

Como Citar

DA SILVA, Fábio Luiz. O COLÉGIO DE APLICAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, TAMBÉM CHAMADO PROF. JOSÉ ALOÍSIO ARAGÃO. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 147–165, 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2367. Acesso em: 28 mar. 2024.