A EDUCAÇÃO COMO ATIVIDADE COMUNICACIONAL: interdisciplinaridade, interatividade e currículo<em>EDUCATION AS COMMUNICATIONAL ACTIVITY: interdisciplinarity, interactivity and curriculum</em>

Autores

  • Josenei Martins UFSC
  • Lucídio Bianchetti UFSC

Resumo

A importância que os meios de comunicação exercem na sociedade contemporânea demanda novas práticas e teorizações acerca da interface educação-comunicação. O polêmico objeto interdisciplinaridade – aqui entendido como a comunicação interativa entre as disciplinas e campos do conhecimento – está no cerne desse debate, com fortes implicações na organização curricular. Amparados nos postulados de M. McLuhan e outros estudiosos das relações entre as novas tecnologias da informação e da comunicação e a educação, refletimos sobre alguns elementos que possam vir a compor um cenário teórico-prático que vincule a interdisciplinaridade aos temas já consagrados pelos estudos e pesquisas na/da área de Educação e Comunicação.
Palavras-Chave: Educação. Comunicação. Interdisciplinaridade. Interatividade. Currículo.

Abstract
The importance of the communication media in contemporary society creates a need for new practices and theoretical concepts about the education-communication interface. The polemical object of interdisciplinarity – understood here as the interactive communication between the disciplines and fields of knowledge – is inserted at the core of this debate, with strong implications for curriculum organization. Supported by the postulates of M. McLuhan and other thinkers about the relationships between the new information and communication technologies and education, we reflect on some elements that can come to compose a theoretical-practical scenario that links interdisciplinarity to the themes already consecrated by studies and research in the field of Education and Communication.
Keywords: Education. Communication. Interdisciplinarity. Interactivity. Curriculum.

Biografia do Autor

Lucídio Bianchetti, UFSC

Possui graduação em Pedagogia com habilitação em Orientação Educacional pela Universidade de Passo Fundo (1978), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1982) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado I no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Trabalho e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: pós-graduação, formação de pesquisadores, mundo do trabalho, novas tecnologias e qualificação profissional.

Downloads

Publicado

2010-12-17

Como Citar

MARTINS, J.; BIANCHETTI, L. A EDUCAÇÃO COMO ATIVIDADE COMUNICACIONAL: interdisciplinaridade, interatividade e currículo<em>EDUCATION AS COMMUNICATIONAL ACTIVITY: interdisciplinarity, interactivity and curriculum</em>. Revista Linhas, Florianópolis, v. 11, n. 2, p. 85 - 103, 2010. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/2128. Acesso em: 17 out. 2021.