O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca

Autores

  • Paulo Augusto Tamanini Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA). http://orcid.org/0000-0001-6963-2952
  • Enock Douglas Roberto da Silva Professor de Educação Básica na Rede Pública do Estado do Ceará. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA)

Resumo

Em parceria montada pela urgência que se impõe pelo entendimento do Ensino como uma área de saber comungante, este artigo compendia um empreendimento associativo com pesquisadores da Educação e da Iconografia que percebem a Imagem como um tipo de modalidade de linguagem interativa, fomentadora de conhecimentos e que se pontifica também no cotidiano e nas espacialidades da escola. Amalgamado por teóricos que conceituam e problematizam a Imagem para além de mera ilustração, o Nordeste brasileiro, outra vez, perfilha-se em novos suspiros e em um sinergismo para se fazer problematizar por olhares de historiadores, literatos, romancistas e atores outsiders. Em uma perspectiva interdisciplinar, analisa-se então a incrustação das imagens e sua aplicabilidade capaz de instrumentalizar os estereótipos e a bipolaridade existente entre o real e o imaginário acerca do Nordeste.

Palavras-chave: Ensino. Nordeste, Estereótipo. Real e Imaginário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Augusto Tamanini, Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA).

Pós-Doutor em História (CAPES/UFPR, 2017); Coordenador do Grupo de Pesquisa "Imagens e Ensino (CNPq/UFERSA).Doutor em História pela UFSC (2013). Mestre em História pela UDESC (2010). Especialista em Teologia e Bizantina, pela Θεολογική Σχολή Αγίων Κυρίλλου και Μεθοδίου - Grécia (2001). Graduado em Filosofia pela UNIFEBE (1991).

Enock Douglas Roberto da Silva, Professor de Educação Básica na Rede Pública do Estado do Ceará. Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA)

Mestre em Ensino pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (UFERSA). Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Nortte (UERN)

Downloads

Publicado

2019-05-30

Como Citar

TAMANINI, P. A.; DA SILVA, E. D. R. O Nordeste, as imagens e o ensino: o real e o imaginário na iconografia da seca. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 317 - 337, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019317. Acesso em: 5 fev. 2023.