Docência, reformas curriculares e formação docente no Ensino Médio

Autores

  • Marcelo Soares Pereira Silva UDESC
  • Elenita Pinheiro Queiroz Silva

Resumo

O presente artigo apresenta alguns elementos defendidos como basilares para a discussão sobre a formação docente em suas múltiplas dimensões, a partir da análise dos processos de reforma educacional ocorridos no Ensino Médio no Brasil, com a Lei nº 9.394/1996 e a Lei nº 13.415/2017. No texto estão localizadas mudanças curriculares introduzidas por essas reformas, ao mesmo tempo em que também discute as suas implicações nos processos da organização da escola, do trabalho, da vida e formação docente. São apresentados depoimentos de docentes que vivenciaram as reformas resultantes da LDB de 1996 e análises produzidas sobre a Lei nº 13.415/2017. Problematiza a discussão dessas reformas, os processos de mudanças curriculares por elas introduzidos e conclui situando os desafios e perspectivas para a formação de professores/as dessa etapa da Educação Básica, em especial para a formação continuada.

Palavras-chave: Processos de Autoformação: Formação Inicial e Continuada de Professores. Ensino Médio. Educação e Estado. Currículos.

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Publicado

2019-05-30

Como Citar

SILVA, M. S. P.; SILVA, E. P. Q. Docência, reformas curriculares e formação docente no Ensino Médio. Revista Linhas, Florianópolis, v. 20, n. 43, p. 161 - 183, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723820432019161. Acesso em: 1 fev. 2023.