Das inovações no ensino ao ensino inovador: a percepção dos estudantes na complexidade do sistema didático

Autores

  • Daniele Simões Borges Universidade Federal do Rio Grande
  • Gionara Tauchen Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Resumo

O presente estudo objetivou investigar as percepções dos estudantes universitários sobre os elementos estruturantes das inovações no ensino e as possibilidades de organização do ensino inovador. A pesquisa, de natureza qualitativa, do tipo exploratório-descritiva, foi realizada com a participação de 40 estudantes dos cursos de licenciatura de uma universidade pública federal do sul do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os dados foram produzidos de forma voluntária, por meio de um questionário, com questões fechadas e abertas. Estas informações foram estudadas por meio da análise de conteúdo, estruturada a partir das etapas: pré-análise de exploração do material e tratamento dos resultados. Em nosso estudo, foram mapeadas nove categorias referentes à percepção dos estudantes acerca das ações docentes inovadoras no ensino: teoria e prática, domínio de conteúdo, ensino de procedimentos, diferentes metodologias, contextualização, problematização, interdisciplinaridade, pesquisa e relação interpessoal. Compreendemos que as possibilidades de um ensino inovador vinculam-se à compreensão deste como um sistema didático complexo, não linear. As inovações no ensino não representam uma ruptura epistemológica, mas podem redimensionar um fazer diferente, que pode ou não proporcionar alterações na ação docente. Com isto, concluímos que as inovações pontuais no ensino não garantem uma transição paradigmática, mas anunciam as possibilidades de um ensino inovador.

Palavras-chave: Ensino Superior. Efeito das Inovações Tecnológicas. Inovações Educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniele Simões Borges, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Pedagogia (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Mestrado em Educação em Ciências e é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande FURG. Atua como docente nos cursos de Licenciatura em Pedagogia e de Especialização em Mídias na Educação da Universidade Aberta do Brasil UAB vinculada a Universidade Federal do Rio Grande - FURG. É, também, pesquisadora do Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências - NUEPEC e da Rede de Estudos e Pesquisas em Educação Superior (REPES) investigando os seguintes temas: Educação Superior, docente iniciante, epistemologia, educação em ciências e formação docente.

Gionara Tauchen, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Possui graduação em Pedagogia (UFSM), mestrado em Educação (UFSM) e doutorado em Educação (PUC/RS). Atualmente, professora Adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Integra o Núcleo de estudos em Epistemologia e Educação em Ciências e o Grupo de Pesquisa em Linguagem, Cultura e Educação. Professora permanente junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Tem experiência na área educacional, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Educação Superior, gestão educacional, epistemologia e ensino de ciências e formação docente.

Downloads

Publicado

2018-02-20

Como Citar

BORGES, Daniele Simões; TAUCHEN, Gionara. Das inovações no ensino ao ensino inovador: a percepção dos estudantes na complexidade do sistema didático. Revista Linhas, Florianópolis, v. 19, n. 39, p. 167–190, 2018. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723819392018167. Acesso em: 28 mar. 2024.