Avaliação do Programa Social Bolsa Família a partir dos critérios do GesPública: estratégia e planos, processos e pessoas

Autores

  • Marcos Antonio Martins Lima Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Jesuína Maria Pereira Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Denize de Melo Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Liduína Lopes Alves Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

O presente artigo visa avaliar o Programa Bolsa Família a partir de critérios estabelecidos através do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GesPública). Os critérios anteriormente adotados fazem menção às estratégias e planos, processos e pessoas a fim de compreender a estruturalização do programa. A descentralidade empregada na organização do Programa Bolsa Família compartilhada entre as esferas federal, estadual e municipal trabalham em conjunto para aperfeiçoar, ampliar e fiscalizar a execução dos objetivos propostos pelo mesmo. A metodologia empregada vincula-se à estratégia metodológica quadripolar, proposta de De Bruyne et AL (1977); um espaço metodológico quadripolar, no qual o campo científico estrutura-se a partir de uma metodologia geral dividida em quatro polos distintos, mas que interagem entre si enquanto eixos de uma mesma prática metodológica. Este trabalho é uma pesquisa de natureza qualitativa, caracterizando-se como descritiva e exploratória, pois tem como objetivo analisar o Programa Bolsa Família e suas características a partir das informações fornecidas pela gestora municipal do referido programa. A consistência epistemológica para a ciência está no fato de estabelecer a objetividade dos conhecimentos científicos, enquanto elementos intrínsecos à própria ciência. Como resultados obtidos, observa-se que o GesPública promove a governança, aumentando a capacidade de formulação, implementação e avaliação das políticas públicas, além da promoção da gestão democrática, participativa, transparência e ética.

Palavras-chave: Bolsa Família; Gestão pública; Política pública.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Antonio Martins Lima, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Departamento de Fundamentos da Educação (DFE)

Faculdade de Educação (FACED/UFC)

Jesuína Maria Pereira Ferreira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Programa de Pós-graduação em Administração

Curso de Doutorado em Administração

Denize de Melo Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Faculdade de Educação (FACED/UFC)

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEB)

Curso de Mestrado em Educação

Liduína Lopes Alves, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Faculdade de Educação (FACED/UFC)

Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEB)

Curso de Mestrado em Educação

Downloads

Publicado

2016-05-31

Como Citar

LIMA, Marcos Antonio Martins; FERREIRA, Jesuína Maria Pereira; SILVA, Denize de Melo; ALVES, Liduína Lopes. Avaliação do Programa Social Bolsa Família a partir dos critérios do GesPública: estratégia e planos, processos e pessoas. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 337–360, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016337. Acesso em: 19 abr. 2024.