InterAção no núcleo da promoção de sexualidades saudáveis: competência para a ação, ação e uso de tecnologias de informação e comunicação na escola

Autores

  • Teresa Vilaça

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como é que os/as alunos/as selecionam os problemas relacionados com a sexualidade para desenvolverem a sua competência para a ação, num projeto de educação em sexualidade democrática, dialógica e emancipatória baseado na metodologia IVAM, com a utilização das TIC. Este estudo de caso envolveu alunos de quatro turmas do 8º ano (N=92), com uma média de idades de 13.8 anos (13-17 anos, DP = .46). Os dados recolhidos através de observação e dos documentos publicados pelos/as alunos/as no Website do projeto foram analisados num sistema de categorias indutivo. Os/as alunos/as selecionaram os problemas a partir da discussão sobre o que é a sexualidade e da sua escolha autónoma de uma estratégia para investigar as manifestações da sexualidade, entre as várias alternativas sugeridas pelas docentes. Como resultado da análise crítica de telenovelas de diferentes épocas, identificaram como problemas que queriam ajudar a resolver com os seus projetos orientados para ação os seguintes: i) a dificuldade dos/as amigos/as e da família analisarem criticamente os aspetos negativos da influência da TV na sexualidade das pessoas; ii) os colegas não valorizarem uma visão dinâmica e não estática da sua autoimagem; iii) existirem estereótipos de género que prejudicam as pessoas; ii) falta de competências para terem comunicações assertivas quando namoram; iv) prevenção da gravidez não planeada; v) prevenção das infeções sexualmente transmissíveis.

Palavras-chave: Educação em sexualidade; Competência para a ação; Metodologia IVAM; Tecnologias de Informação e Comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

VILAÇA, Teresa. InterAção no núcleo da promoção de sexualidades saudáveis: competência para a ação, ação e uso de tecnologias de informação e comunicação na escola. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 28–57, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016028. Acesso em: 19 abr. 2024.