Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente

Autores

  • Anderson Ferrari
  • Roney Polato de Castro

Resumo

Este texto traz para discussão os resultados de uma pesquisa realizada no encontro entre a formação docente e a cultura visual, interessada na produção e relação das imagens com a constituição dos sujeitos na contemporaneidade. Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? A partir dos questionários e do grupo focal com os graduandos e graduandas dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e História, foi possível discutir e problematizar a relação entre a Cultura Visual, a formação docente, os currículos e a construção das identidades de gênero e sexuais. Um campo problemático construído a partir das questões com as imagens e seus contextos de formação e diretamente ligado aos currículos de História e Pedagogia. Neste sentido, nos aproximamos da abordagem teórica pós-estruturalista, especialmente no que se refere às contribuições de Foucault a respeito das relações poder-saber, governo dos corpos e importância da linguagem como construção histórica, definidora de comportamentos, de percepções e de condutas, enfim, ações e pensamentos que nos organizam nas nossas ações nas salas de aula e nas relações com os conhecimentos, com o currículo como escolha do que deve fazer parte, ou não, das nossas aulas.

Palavras-chave: Cultura Visual; Formação docente; Currículo; Educação; Gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-05-30

Como Citar

FERRARI, Anderson; DE CASTRO, Roney Polato. Como as imagens nos educam para os gêneros e as sexualidades? - Cultura visual e formação docente. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 08–27, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016008. Acesso em: 20 abr. 2024.