Do prescrito ao praticado: apropriações de materiais e métodos de ensino da leitura na escola primária de Santa Teresa (ES) na década de 1960

Autores

  • Eliete Aparecida Locatelli Vago Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa

Resumo

Este artigo é parte da pesquisa realizada no mestrado e se ocupa em abordar apropriações que professores e alunos fizeram de materiais e métodos de ensino da leitura que circularam na escola primária de Santa Teresa (ES) na década de 1960. Trata-se de uma análise de natureza histórica seguindo princípios teórico-metodológicos da História Cultural, dialogando principalmente com Michel de Certeau e Roger Chartier, dentre outros autores que nos ajudaram a compreender a história do ensino da leitura na escola primária. Essas apropriações efetivadas a partir de práticas de ensino da leitura e da escrita foram materializadas em cadernos escolares e em provas parciais e finais realizadas pelos alunos, nos discursos inscritos em atas de reuniões pedagógicas, bem como em outros suportes de registros escolares que permitiram rastros dessa memória escolar teresense. O diálogo empreendido com essas fontes documentais possibilitou inferir que professores primários do município de Santa Teresa (ES) na década de 1960 se apropriavam de diferentes materiais e métodos por meio do uso de cartilhas, pré-livros e livros destinados à aprendizagem inicial da leitura, que desvelaram práticas de ensino que articularam princípios e métodos distintos a fim de atender às necessidades da escola primária. Desse modo, percebemos um distanciamento entre o discurso emanado por um órgão do Estado e a concretização do projeto educacional realizado.

Palavras-chave: Ensino primário; Santa Teresa (ES) – História; Leitura – estudo e ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliete Aparecida Locatelli Vago, Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2013); Graduada em Pedagogia pela Universidade de Uberaba - UNIUBE (2009); Técnico Administrativo em Educação do Instituto Federal do Espírito Santo Campus Santa Teresa.

Downloads

Publicado

2015-11-05

Como Citar

LOCATELLI VAGO, Eliete Aparecida. Do prescrito ao praticado: apropriações de materiais e métodos de ensino da leitura na escola primária de Santa Teresa (ES) na década de 1960. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 357–390, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816322015357. Acesso em: 28 mar. 2024.