Horizontes pedagógicos e pianísticos nas escritas autobiográficas de Magda Tagliaferro

Autores

  • Ednardo Monteiro Gonzaga Monti

Resumo

No presente artigo, aborda-se a trajetória pedagógica e musical de Magdalena Tagliaferro, artista que idealizou e implantou no Brasil, juntamente com Gustavo Capanema, o Curso Público de Interpretação Pianística. Com base no livro autobiográfico denominado Quase tudo, busca-se analisar a relevância da sua formação e os desdobramentos de seu trânsito entre o Brasil e a França, como também, as contribuições desta professora na consolidação da performance musical impressionista ao piano, estilo que influenciou muitos jovens brasileiros estudantes de música. Nesta perspectiva, percebe-se que, ao atravessar o Oceano Atlântico, a pianista estabelecia intercâmbios de conhecimentos didáticos, pedagógicos, musicais e técnicos interpretativos, promovendo a circularidade do saber entre os dois países.

Palavras-chave: Educação-História; Tagliaferro, Magdalena; Autobiografia; Viagens pedagógicas.

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Publicado

2015-11-05

Como Citar

MONTI, Ednardo Monteiro Gonzaga. Horizontes pedagógicos e pianísticos nas escritas autobiográficas de Magda Tagliaferro. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 32, p. 150–171, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816322015150. Acesso em: 29 mar. 2024.