Ecolas reunidas: a expansão da escola graduada em Mato Grosso

Autores

  • Elton Castro Rodrigues dos Santos universidade Federal de Mato Grosso - UFMT
  • Vera Teresa Valdemarin

Resumo

No período republicano, os grupos escolares, conhecidos também como escolas graduadas, foram responsáveis por disseminar uma nova organização da instrução primária, com inúmeras salas de aulas e professores, além da distribuição dos alunos por série. Contudo, essa modalidade escolar não foi à única, deste período, a adotar o modelo de graduação, havia outra instituição educacional, considerada intermediaria, entre o Grupo Escolar e a escola isolada, de baixo custo, que difundiu-se também como escola graduada, as Escolas Reunidas. Na busca de contribuir com estudo sobre a historia da escola primaria brasileira, esta pesquisa possui o objetivo de esclarecer fatos inerentes à expansão das Escolas Reunidas em Mato Grosso, bem como sua relevância no cenário educacional do estado.

Biografia do Autor

Elton Castro Rodrigues dos Santos, universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). Especialização em Educação Infantil (2011) e Educação Racial (2012) UFMT. Integrante do Grupo de Pesquisa História da Educação e Memória (GEM), do Instituto de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente, professor substituto do Departamento de Ensino e Organização Escolar DEOE, da disciplina Organização e Funcionamento da Educação Básica OFEB. Áreas de interesses: História da Educação e Educação Primária.

Downloads

Publicado

2015-07-31

Como Citar

RODRIGUES DOS SANTOS, E. C.; VALDEMARIN, V. T. Ecolas reunidas: a expansão da escola graduada em Mato Grosso. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 230 - 245, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015230. Acesso em: 21 set. 2021.