A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?

Autores

  • Marcus Aldenisson de Oliveira Atualmente, sou doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP campus Guarulhos.

Resumo

O presente texto é fruto dos primeiros passos da abordagem investigativa de doutoramento, a qual foca os processos de circulação e apropriação do método intuitivo para o ensino de Aritmética na escola elementar. De modo particular, este artigo busca desvelar o modo pelo qual o ensino de número foi proposto a partir das diretrizes do método intuitivo. Neste propósito, constituíram-se como pontos de partida as análises das fontes que são os escritos de Pestalozzi e Calkins através dos livros Cómo Gertrudis enseña a sus hijos e Primeiras Lições de Coisas, respectivamente. Interessa saber: Como se deu o ensino de número através das ideias pedagógicas sistematizadas por Pestalozzi (as quais foram apropriadas e incorporadas por Calkins na composição do seu manual pedagógico)? Na busca por resposta, o texto organiza-se em três tópicos. De início, faz-se uma sucinta abordagem das ideias pedagógicas pestalozzianas, realçando o modo de instruir por meio da intuição. Em seguida, o texto recai nas leituras de ambas as fontes, analisando cada proposta para o ensino de número. Por fim, discute-se as diferenças observadas nas propostas, permitindo a compreensão não só do ensino de número, mas também do modo de apropriação de Pestalozzi por Calkins.

Palavras-chave: Aritmética; Número; Pestalozzi; Calkins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Aldenisson de Oliveira, Atualmente, sou doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP campus Guarulhos.

Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde da Infância e Adolescência, da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp. Membro do GHEMAT - Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática (www.unifesp.br/centros/ghemat), desde 2013. Mestre em Educação pela Universidade Tiradentes (UNIT-SE). Licenciado em Matemática pela Universidade Tiradentes. Membro do "Grupo de Pesquisa Histórias das Práticas Educacionais" (GPHPE), desde de 2009. Tem experiência na área Educação, com ênfase em História da Educação Matemática. Na pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: método intuitivo; ensino de Aritmética para os anos inicias; livro didático de matemática.

Downloads

Publicado

2015-07-31

Como Citar

OLIVEIRA, Marcus Aldenisson de. A escola elementar de Pestalozzi e Calkins: como ensinar número?. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 173–201, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015173. Acesso em: 29 mar. 2024.