Tensões entre conhecimentos comuns e específicos no processo de escolarização de alunos com deficiência no contexto da inclusão escolar

Autores

  • Denise Meyrelles de Jesus
  • Alexandro Braga Vieira
  • Ariadna Pereira Siqueira Effgen

Resumo

O texto tem como objetivo problematizar alguns desafios existentes na oferta de atividades complementares ao processo de escolarização de estudantes com deficiência em processos de inclusão escolar. Discute a tensão existente na garantia do direito de apropriação do currículo comum e de conhecimentos considerados específicos, mas relevantes para o desenvolvimento do aluno e para o envolvimento nas atividades desenvolvidas na escola de ensino regular. Dialoga com diferentes teóricos da Educação e da Educação Especial e aponta alguns desafios que precisam ser superados para que não haja dicotomias e hierarquias entre conhecimentos comuns e específicos a serem apropriados por esses estudantes no contexto da Educação inclusiva. Para tal, conversa com discursos de professores em busca de sentidos instituintes de uma outra articulação com o conhecimento.

Palavras-chave: Educação especial; Currículo; Atendimento educacional especializado.

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Publicado

2015-07-31

Como Citar

DE JESUS, D. M.; VIEIRA, A. B.; EFFGEN, A. P. S. Tensões entre conhecimentos comuns e específicos no processo de escolarização de alunos com deficiência no contexto da inclusão escolar. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 31, p. 61 - 80, 2015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816312015061. Acesso em: 27 set. 2021.