As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo

Autores

  • Dirce Aparecida Foletto Moraes Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente).
  • Joyce Gomes Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente).
  • Sergio Gouveia Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente).

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723816302015214

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral analisar as percepções que os discentes do Curso de Pedagogia têm sobre as tecnologias digitais no seu processo de formação, verificando se a formação vivenciada por eles na graduação agregou contribuições para uso em sua futura atuação docente e, se as experiências vivenciadas no curso, em relação ao uso das tecnologias, favoreceram para lhes dar a necessária segurança em relação à utilização das novas tecnologias digitais no contexto pedagógico. Para o desenvolvimento deste estudo, utilizaram-se como metodologia de pesquisa pressupostos da abordagem qualitativa, constituindo-se em um estudo exploratório-explicativo. A revisão bibliográfica e um questionário compõem o conjunto de procedimentos investigativos. O cenário da pesquisa foi representado por uma universidade pública do interior do estado do Paraná e, como público, foram eleitos os discentes do último ano de um Curso de Pedagogia. Os resultados elucidam que os discentes finalizam seu curso com um arcabouço muito restrito no que se refere aos aspectos pedagógicos e técnicos para o uso das tecnologias digitais na educação e, ainda revelam que somente uma disciplina trata da temática durante o curso, fator que limita as experiências voltadas à docência e acarreta insegurança. Outro aspecto relevante se refere à limitada formação dos docentes formadores e a maneira como usam as tecnologias digitais em suas aulas.

Palavras-chave: Professores; Formação tecnológica educacional; Ensino; Aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dirce Aparecida Foletto Moraes, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente).

Doutoranda em educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente).

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual de Londrina. Atua na área de Didática com as disciplinas de Educação e Tecnologia e Avaliação da aprendizagem.

Joyce Gomes, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente).

Mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente).

Sergio Gouveia, Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente).

Mestrando pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente).

Professor de Língua Portuguesa no Ensino Médio

Downloads

Publicado

2015-04-10

Como Citar

MORAES, Dirce Aparecida Foletto; GOMES, Joyce; GOUVEIA, Sergio. As tecnologias digitais na formação inicial do pedagogo. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 30, p. 214–234, 2015. DOI: 10.5965/1984723816302015214. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015214. Acesso em: 23 abr. 2024.