As cartas de pedidos na correspondência do educador católico Alceu Amoroso Lima: 1928-1945

Autores

  • Valéria Jacó da Silva

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723816302015104

Resumo

Este artigo foi escrito com a finalidade de apresentar pedidos de um grupo de católicos - Alexandre Correia, Sebastião Leme, Gustavo Capanema, Leonardo Van Acker e Theobaldo Miranda Santos -presentes na correspondência do educador católico Alceu Amoroso Lima (1893-1983).Trata-se de abordar o aspecto “sociabilidade” que integra a trajetória de alguns intelectuais, que pode ser investigado nos conjunto de cartas encontrado. Essas missivas passaram por dois tipos de tratamento. O primeiro conjunto - de 25 cartas - se compõe de respostas de Gustavo Capanema, ministro da Educação de 1934 a 1945, a pedidos recebidos por Alceu Amoroso Lima e por ele encaminhados ao ministro. Buscamos analisar-lhes o conteúdo, essencialmente pedidos de ocupação de cargos públicos. Um segundo conjunto - de 15 cartas - é de pedidos feitos diretamente a Alceu Amoroso Lima. Devido à diversidade dos assuntos, foi preciso uma leitura mais específica de cada carta. A análise dos dois conjuntos permite afirmar que a correspondência foi fundamental para o estreitamento dos laços entre os intelectuais católicos e para o prosseguimento do projeto de ampliação do espaço de sua atuação na sociedade brasileira no período destacado - 1928 a 1945.

Palavras-chave: História da educação; História de intelectuais; Alceu Amoroso Lima.

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Biografia do Autor

Valéria Jacó da Silva

Graduada em História e Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina. Mestre em História pela UNESP-Assis. Professora de História na Educação Básica em Londrina, Paraná.

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Publicado

2015-04-01

Como Citar

DA SILVA, Valéria Jacó. As cartas de pedidos na correspondência do educador católico Alceu Amoroso Lima: 1928-1945. Revista Linhas, Florianópolis, v. 16, n. 30, p. 104–121, 2015. DOI: 10.5965/1984723816302015104. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723816302015104. Acesso em: 21 jul. 2024.