Questão racial, ações afirmativas e currículo: uma discussão em torno das diretrizes para a educação das relações étnico-raciais

Autores

  • Gustavo da Silva Kern Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723815282014324

Resumo

Este artigo tem por propósito problematizar algumas implicações educacionais das atuais políticas públicas de ação afirmativa, desenvolvidas pelo Governo Federal desde meados da década de 1990. Interessa abordar as especificidades das ações afirmativas que intervêm sobre o recorte étnico-racial da população brasileira, tomando por objeto central de análise a dimensão curricular de suas implicações educacionais. A institucionalização dessas políticas públicas é fator de grande relevância para o processo histórico que conduziu ao fenômeno contemporâneo, aqui definido como a politização da questão racial brasileira. Partindo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, busco compreender certas interlocuções entre suas proposições e o caráter eminentemente político que a raça e as relações raciais assumiram em nosso País durante as últimas décadas.

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Biografia do Autor

Gustavo da Silva Kern, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado em História. Especialista em História Africana e Afro-brasileira. Mestre em Educação pelo PPGEDU/UFRGS. Doutorando do PPGEDU/UFRGS. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Currículo e Pós-modernidade (GEPCpós), coordenado pelo Prof. Alfredo Veiga-Neto.

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Publicado

2014-06-23

Como Citar

KERN, Gustavo da Silva. Questão racial, ações afirmativas e currículo: uma discussão em torno das diretrizes para a educação das relações étnico-raciais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 324–344, 2014. DOI: 10.5965/1984723815282014324. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014324. Acesso em: 18 jul. 2024.