O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social

Autores

  • Analigia Miranda Silva UNESP/FCT
  • Claudia Maria Lima UNESP/FCT

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo geral identificar e analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam a prática de professores dos anos iniciais no uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. Como objetivo específico, busca identificar e analisar as representações sociais dos professores sobre o uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa assumiu abordagem qualitativa com delineamento descritivo-explicativo e possuiu duas fases de coleta de dados: a) aplicação de questionário; b) acompanhamento da prática cotidiana dos professores de uma escola selecionada e entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu mediante análise de conteúdo. Por meio da inter-relação dos dados presentes no questionário, da observação e da entrevista, constatamos que os professores pesquisados apresentam um discurso que não coincide com a prática docente no uso do computador no processo educativo. O aporte teórico expresso pelos professores participantes da pesquisa vai ao encontro de pressupostos construtivistas e/ou sociointeracionistas, mas a prática docente se afina, prioritariamente, a pressupostos comportamentalistas. Observamos questões de representação social quando os discursos dos professores participantes não correspondem às suas práticas. Associado a isso, ou como causa dessas condições, temos a insuficiência, a inadequação ou a ausência de formação docente para o uso do computador no processo educativo, que levam à subutilização desse recurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analigia Miranda Silva, UNESP/FCT

Doutoranda em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente). Mestre em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Presidente Prudente).

Claudia Maria Lima, UNESP/FCT

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNESP/Presidente Prudente e do Departamento de Educação da UNESP/S.J.do Rio Preto.

Downloads

Publicado

2013-12-06

Como Citar

SILVA, Analigia Miranda; LIMA, Claudia Maria. O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social. Revista Linhas, Florianópolis, v. 14, n. 27, p. 158–178, 2013. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723814272013158. Acesso em: 25 abr. 2024.