A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA UM ESTILO DE VIDA ATIVO

Autores

  • Rodrigo de Rosso Krug UDESC
  • Moane Marchesan UFSC
  • Marco Aurélio Acosta UFSM

Resumo

Esta investigação objetivou analisar as contribuições da Educação Física Escolar para a adoção de um estilo de vida ativo pelos alunos da 3ª Série do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Cruz Alta-RS. Caracterizou-se por ser de abordagem qualitativa fenomenológica sob a forma de estudo de caso. O instrumento utilizado para a coleta de informações foi uma entrevista semi-estruturada, analisada através da análise de conteúdo. Participaram deste 20 alunos da 3ª Série do Ensino Médio de uma Escola Estadual de Cruz Alta- RS, sendo 10 do gênero masculino e 10 do feminino, com idades entre 17 e 19 anos. Pela análise das informações obtidas concluímos que a Educação Física Escolar contribuiu para a adoção de um estilo de vida ativo pela grande maioria dos alunos estudados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo de Rosso Krug, UDESC

Licenciado pleno em Educação Física (UNICRUZ), Especialista em Educação Física Escolar (UFSM) e aluno do curso de Mestrado em Ciências do Movimento Humano (UDESC)

Moane Marchesan, UFSC

Licenciada plena em Educação Física e Fisioterapeuta (UNICRUZ), Especialista em Saúde Coletiva (UNICRUZ), Mestre em Educação Física (UFPEL) e aluna do Curso de Doutorado em Educaão Física (UFSC).

Marco Aurélio Acosta, UFSM

Professor Dr. do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

KRUG, Rodrigo de Rosso; MARCHESAN, Moane; ACOSTA, Marco Aurélio. A CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR PARA UM ESTILO DE VIDA ATIVO. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 200–214, 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012200. Acesso em: 19 abr. 2024.