TEORIAS DA APRENDIZAGEM: contribuições para a prática docente em Ciências Naturais

Autores

  • Cibele da Silva Lucion UNIBAVE e ESUCRI
  • Paulo Rômulo Frota UNESC
  • Richard da Silva UNIBAVE

Resumo

As teorias da aprendizagem fazem parte, dentre outros, dos conteúdos estudados na disciplina Psicologia da Educação, ministrada nos cursos superiores de licenciaturas. Historicamente, tais teorias contribuíram para as modificações acerca do olhar sobre o processo de ensino e aprendizagem, o que gerou possibilidades distintas de conduzir a educação brasileira, principalmente no que tange a formação docente, criação de currículos do ensino básico e superior (licenciaturas), e ainda no embasamento teórico das propostas curriculares nacionais, estaduais e municipais, norteando também os projetos político-pedagógicos das instituições de ensino. Com base nestas colocações, o objetivo geral desta pesquisa constitui-se em analisar as contribuições das teorias da aprendizagem estudadas na disciplina Psicologia da Educação para a formação docente em Ciências Naturais. A mesma resultou de um estudo exploratório de abordagem qualitativa, onde foram entrevistados 16 licenciados em Ciências Naturais. Por meio da análise de conteúdos concluiu-se que a maioria dos licenciados considera o conhecimento sobre as teorias da aprendizagem importante para sua formação e prática docente. Porém, 2 negaram tal importância e ainda, poucos souberam citar situações do cotidiano em sala de aula que tenham utilizado ou percebido conteúdos e reflexões acerca destas. A disciplina Psicologia da Educação ao trabalhar as teorias da aprendizagem tende a focar a infância, não aprofundando a realidade do ensino médio, em alguns casos os conteúdos são ministrados de forma descontextualizada, reforçando assim, a dicotomia entre teoria e prática. Palavras-chave: Teorias da Aprendizagem. Educação. Ciências Naturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cibele da Silva Lucion, UNIBAVE e ESUCRI

Psicóloga, psicopedagoga e Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - Criciúma - SC. Atualmente docente do UNIBAVE, ESUCRI e SENAC e consultora em Recursos Humanos.

Paulo Rômulo Frota, UNESC

Doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina, licenciado em Física. Atualmente docente do PPGE-Mestrado em Educação da Universidade do Extremo Sul Catarinense- UNESC.

Richard da Silva, UNIBAVE

Mestre em TESOL pela NMS - USA. Licenciado em Letras Portugês/Inglês Professor de Línguas Portuguesa e Inglesa do Centro Universitário Barriga Verde.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

LUCION, Cibele da Silva; FROTA, Paulo Rômulo; SILVA, Richard da. TEORIAS DA APRENDIZAGEM: contribuições para a prática docente em Ciências Naturais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 181–199, 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012181. Acesso em: 19 abr. 2024.