LITERACIA DIGITAL E LITERACIA INFORMACIONAL: breve análise dos conceitos a partir de uma revisão sistemática de literatura

Autores

  • Altina Ramos
  • Paulo Faria

Resumo

Os conceitos de literacia digital e literacia informacional ora surgem como quase sinónimos, para alguns autores, ora com definições distintas, para outros. O que uns consideram literacia digital é por outros denominado literacia informacional. Neste artigo propomo-nos analisar ambos os conceitos a partir dos resultados de uma revisão sistemática de literatura realizada nas bases de dados ISI (ISI Web of Knowledge) e ERIC (Education Resources Information Center). Assim, apresentamos a) o processo e o produto da revisão sistemática com apoio do EndNote para cada um dos conceitos; b) a análise dos dados com recurso a NVivo c) a conclusão acerca do atual estado da arte quanto ao conceito de literacia digital e de literacia informacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-11-30

Como Citar

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo. LITERACIA DIGITAL E LITERACIA INFORMACIONAL: breve análise dos conceitos a partir de uma revisão sistemática de literatura. Revista Linhas, Florianópolis, v. 13, n. 2, p. 29–50, 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723813022012029. Acesso em: 16 abr. 2024.