Ecossistema educomunicativo: comunicação e aprendizagem em rede

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723822482021062

Resumo

Ensino remoto, aula assíncrona e plataforma de comunicação são termos, entre outros, que entram no vocabulário do cotidiano das pessoas desde que a pandemia de Covid-19 nos forçou ao isolamento social em março de 2020. Esse fato tornou relevante a discussão sobre os ecossistemas de comunicação possibilitados pela importância das mídias em nosso cotidiano, seja no trabalho, nas relações familiares e nas escolas. Com a pandemia de Covid-19, as mídias adquiriam um papel ainda mais relevante no nosso cotidiano e sua inserção na prática escolar deixa de ser a discussão da ordem do dia para ser o processo comunicacional que cada uma viabiliza. Neste artigo, identificamos como a comunicação é feita nos Modos Estrela, Círculo e Rede e qual ecossistema de comunicação corresponde a cada um e discutimos como o conceito de ecossistema torna-se interessante para compreender os processos comunicacionais e educacionais. Propomos, por fim, o esquema de um ecossistema educomunicativo como uma ferramenta para, a partir do aprendido durante a pandemia, elaborar propostas para a pós-pandemia.

Palavras-chave: Ecossistema comunicativo. Ecossistema de aprendizagem. Ecossistema educomunicativo. Aprendizagem em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ademilde Sartori, UDESC

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora Titular do Departamento de Pedagogia da UDESC. É sócia fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação, coordena o Laboratório de Mídias e Práticas Educativas - LAMPE/FAED/UDESC. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC, gestão 2016-2019. Tem experiência na área de Educação e Comunicação, com ênfase em tecnologia educacional e formação de professores. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação e educação, educomunicação, mídia e educação, ecossistemas educomunicativos. É líder do Grupo de Pesquisa EducomFloripa, CNPq/UDESC. Coordena o Observatório Ibero-americano de Educomunicação (Bernunça n.0)

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

SARTORI, Ademilde Silveira. Ecossistema educomunicativo: comunicação e aprendizagem em rede. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 62–79, 2021. DOI: 10.5965/1984723822482021062. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/19624. Acesso em: 24 abr. 2024.