Problematizando o ensino de frações com um grupo de professores do ensino fundamental

Autores

  • Marli Teresinha Quartieri Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Ieda Maria Giongo Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Márcia Jussara Hepp Rehfeldt Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723821452020381

Resumo

Os alunos da Educação Básica ainda demonstram dificuldades quando o assunto envolve os números racionais, tanto em relação ao significado quanto às operações. Tais dificuldades podem estar relacionadas à forma de ensino do conteúdo que, muitas vezes, depende do conhecimento que os professores possuem. Nesse sentido, é fundamental investigar o conhecimento docente, visando à diminuição de possíveis problemas de aprendizagem desse conteúdo. Este artigo socializa a análise dos resultados decorrentes de uma investigação de cunho qualitativo, caracterizada como pesquisa de levantamento, em que foi utilizado um questionário para coleta de dados. Salienta-se que o objetivo foi investigar as concepções de um grupo de professores do Ensino Fundamental sobre o ensino de frações com foco nos significados, importância para o currículo escolar e aplicabilidade no cotidiano. Os resultados indicaram que a maioria dos pesquisados relacionava frações apenas com o sentido parte-todo, sendo que poucos tinham conhecimento dos outros significados. Quanto às situações do cotidiano em que as frações são usadas, foram citadas receitas e divisão de alimentos (pizzas, bolos, chocolates). Em relação à importância do conteúdo no currículo, as respostas divergiram, destacando-se que a presença das frações era para entender a operação de divisão. Frente a esses resultados, pode-se inferir que há a necessidade de formação de professores, em particular dos Anos Iniciais, para que estes compreendam os diversos conceitos relacionados às frações, bem como problematizar a relevância desse tema no currículo escolar e as formas de ensinar tais conceitos.

Palavras-chave: Frações - Estudo e ensino. Professores - Formação. Matemática (Ensino fundamental).

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Biografia do Autor

Marli Teresinha Quartieri, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Professora de Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Ieda Maria Giongo, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Professora de Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Professora de Matemática do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas

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Publicado

2020-05-04

Como Citar

QUARTIERI, Marli Teresinha; GIONGO, Ieda Maria; REHFELDT, Márcia Jussara Hepp. Problematizando o ensino de frações com um grupo de professores do ensino fundamental. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 45, p. 381–403, 2020. DOI: 10.5965/1984723821452020381. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/12382. Acesso em: 26 maio. 2024.