A contribuição dos atendentes das óticas na proposta de diretrizes para os projetos de óculos infantis por meio do design centrado no humano

Autores

  • Iana Garofalo Chaves Universidade de São Paulo
  • Cibele Haddad Taralli Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796306112017043

Resumo

Para projetar as armações de óculos destinados para o público infantil ainda é necessário estudos e pesquisas a respeito das resoluções formais e estéticas, além dos aspectos perceptivos, subjetivos e emocionais. Assim, objetivou-se definir diretrizes para o projeto de óculos infantil na abordagem do Design Centrado no Humano (DCH), considerando então as crianças usuárias e diferentes stakeholders. Este artigo apresenta o recorte da pesquisa feita com os atendentes de óticas, por meio do método de entrevista individual, que foram transcritas, e os conteúdos das respostas foram categorizados para auxiliar na sua análise e discussão e na posterior triangulação com os demais dados da pesquisa. A participação dos atendentes na pesquisa foi relevante para as diretrizes do projeto, pelo fato dos mesmos possuírem um conhecimento técnico sobre a armação e por presenciarem as escolhas do usuário, bem como o contato com seus cuidadores. 

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Publicado

2017-07-17

Como Citar

CHAVES, Iana Garofalo; TARALLI, Cibele Haddad. A contribuição dos atendentes das óticas na proposta de diretrizes para os projetos de óculos infantis por meio do design centrado no humano. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 043–056, 2017. DOI: 10.5965/2316796306112017043. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/9671. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos