Fatores Humanos no design de serviços: Perfil de consumo do público idoso em supermercados

Autores

  • Marcelo Pereira Demilis Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alexandre Amorim dos Reis Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Giselle Schmidt Alves Diaz Merino Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796309172020015

Resumo

OBJETIVO: O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos das entrevistas realizadas com 150 usuários idosos de um supermercado da região da Grande Florianópolis com relação ao uso desse serviço, e fazer um paralelo com características gerais dos idosos brasileiros.

MÉTODOS: Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 150 usuários idosos de um supermercado da região da grande Florianópolis. Os questionamentos relacionados às características da população idosa e seu comportamento em supermercados para delinear o perfil deste usuário.

RESULTADOS: Por meio desta coleta pode-se determinar, evidenciar e delimitar algumas características do perfil de consumo e uso do serviço de supermercado por esse público. Determinou-se a faixa etária que mais utiliza o serviço, suas preferências, frequência e motivações de utilização do supermercado, meios de transportes utilizados, diferenças no perfil masculino e feminino. E por fim fez-se a correlação dos resultados com características cognitivas e motoras particulares desse público.

CONCLUSÕES: O estudo da experiência do usuário ainda é algo recente, com definições diversas, o que dificulta a delimitação dos fatores que compreendem a experiência de consumo. Em contraponto, têm-se também as diferenças culturais que influem e resultam em diferentes experiências de compras e, finalmente, diferentes respostas do consumidor dentro do mercado pelos idosos. Por isso a identificação e delimitação das formas de consumo, necessidades, vontades e limitações do idoso em um supermercado mostrou-se um excelente aliado no embasamento e na geração de requisitos para o desenvolvimento de uma melhor experiência de consumo de um serviço e entendimento da realidade do consumidor idoso brasileiro.

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Biografia do Autor

Marcelo Pereira Demilis, Universidade Federal de Santa Catarina

Designer Industrial graduado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em 2012. Especialista em design experiencial pela na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Técnico subsequente em gastronomia pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Mestrado em design PPGdesign, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sendo a linha de pesquisa em: interações físicas, dentro da área de concentração métodos para os fatores humanos, aplicação em ergonomia organizacional e design de serviços. Tem experiência na área de desenho industrial, com ênfase em desenho de produto, design estratégico, design experiencial e design de serviços.

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Publicado

2020-12-15

Como Citar

DEMILIS, Marcelo Pereira; REIS, Alexandre Amorim dos; MERINO, Giselle Schmidt Alves Diaz. Fatores Humanos no design de serviços: Perfil de consumo do público idoso em supermercados. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 9, n. 17, p. 015–033, 2020. DOI: 10.5965/2316796309172020015. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/2316796309172020015. Acesso em: 23 abr. 2024.