Auto avaliação na aprendizagem: o ensino da fotografia para alunos surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2316796312232023051

Palavras-chave:

surdos, fotografia, LIBRAS, autoavaliação de aprendizagem

Resumo

Na educação de surdos existem questões que precisam ser discutidas, como a necessidade de intérpretes em aula devido à não fluência em Libras de docentes, carência de materiais didáticos, além de equipamentos, como na fotografia. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar resultados da pesquisa de doutorado que visa avaliar a auto aprendizagem de surdos, usando interfaces digitais como materiais e smartphone como equipamento fotográfico. A metodologia consistiu em aplicar para 20 sujeitos surdos um mini curso de fotografia, enviando um questionário de auto avaliação. O objetivo do mini curso foi avaliar com diferentes tipos etários e demográficos, qual o nível de aprendizagem com o mini curso e os resultados das suas auto avaliações. Os dados coletados demonstraram a corroboração da hipótese, houve aprendizagem autônoma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Janaina Ramos Marcos, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Design, linha de Pesquisa Interfaces e Interações Cognitivas (UDESC -2023), sendo o tema da tese o ensino da fotografia para surdos. Mestre em Design pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2013) e Bacharel em Design gráfico, graduada também pela UDESC (2008). Atualmente é professora Substituta no Instituto Federal de Santa Catarina - Câmpus Palhoça Bilíngue, nas disciplinas de Semiótica da Imagem, Fotografia, Desenho, Design de Interface, Ergonomia, Tipografia, nível Graduação e Ensino Médico Técnico Integrado.

Milton José Cinelli, Universidade do Estado de Santa Catarina

Possui graduação em Física Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989), mestrado em Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1992) e doutorado em Chimie Physique Option Matériaux - Université de Limoges - França (1996). Professor Associado e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Design na linha Interfaces e Interações Físicas da Universidade do Estado de Santa Catarina.

Referências

ALFABETO MANUAL EM LIBRAS. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/lingua-brasileira-sinais-libras.htm Acesso em 05. jun. 2021.

AUTO AVALIACAO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO. Disponível em: https://www.ufjf.br/fisdiurno/files/2017/05/Formulario_de_Avalia%c3%a7%c3%a3o_de_Disciplina.pdf .Acesso em: 4 jul. 2021.

ANDRADE, Wagner Teobaldo Lopes de. Cognição e Surdez na Educação: A Língua em Questão. Revista Arara Azul, João Pessoa, v. 1, ed. 6, 7 nov. 2019. Disponível em: http://editora-arara-azul.com.br/site/edicao/67 . Acesso em: 7 nov. 2019.

BARBOSA, Felipe Venâncio. Curso de LIBRAS - EAD USP. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: http://eaulas.usp.br/portal/course.action?course=6085. Acesso em: 12 jul. 2020.

CARROLL, Henry. Seja um fotógrafo super incrível: 20 desafios fotográficos inspirados pelos mestres. 1. ed. Osasco: G. Gili, 2019. 44 p.

CENSO IBGE 2010. Disponível em https://www.ibge.gov.br/ Acesso em 05.Jun.2021.

CALIXTO, Renato Messias Ferreira. Dados para pesquisa sobre o IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue. IFSC, Palhoça, v. 1, 19 ago. 2020. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1_n81vIDlhzu_-bDVoDedMHeP0mE2S8QMGPYhuYWIuwA/edit. Acesso em: 21 ago. 2020.

CYBIS, Walter Otto; BETIOL, Adriana Holtz; FAUST, Richard. Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, métodos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2010. 422 p.

GALHARDI, Antonio César; AZEVEDO, Marília Macorin De. Avaliações de aprendizagem: o uso da taxonomia de Bloom. Anais VIII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, São Paulo, p. 237-247, 11 mar. 2013. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/507/ad7a753c51e25c1529d318820a756dd2.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.

JORDAN, Patrick. W. An Introduction to Usability. Londres: Taylor & Francis Ltda., 1998.

KRATHWOHL, David R. A Revision of Bloom’s Taxonomy: An Overview. Theory Into Practice, Ohio, v. 41, ed. 4, p. 212-218, 2002. Disponível em: https://www.depauw.edu/files/resources/krathwohl.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.

LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 14a ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MERINO, Giselle. Instrumentação Integrada ao projeto. 2021. Disponível em: https://ngd.ufsc.br/. Acesso em: 30 abr. 2022.

REPÚBLICA, Presidência da. DECRETO Nº 10436 /2002. Brasília, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 12 jul. 2020.

REPÚBLICA, Presidência da. DECRETO Nº 5.296 /2004. Brasília, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm. Acesso em: 12 jul. 2020.

Downloads

Publicado

2023-10-18

Como Citar

MARCOS, Janaina Ramos; CINELLI, Milton José. Auto avaliação na aprendizagem: o ensino da fotografia para alunos surdos. Human Factors in Design, Florianópolis, v. 12, n. 23, 2023. DOI: 10.5965/2316796312232023051. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/hfd/article/view/22092. Acesso em: 31 out. 2024.