Auto avaliação na aprendizagem: o ensino da fotografia para alunos surdos
DOI:
https://doi.org/10.5965/2316796312232023051Palavras-chave:
surdos, fotografia, LIBRAS, autoavaliação de aprendizagemResumo
Na educação de surdos existem questões que precisam ser discutidas, como a necessidade de intérpretes em aula devido à não fluência em Libras de docentes, carência de materiais didáticos, além de equipamentos, como na fotografia. Assim, o objetivo deste artigo é apresentar resultados da pesquisa de doutorado que visa avaliar a auto aprendizagem de surdos, usando interfaces digitais como materiais e smartphone como equipamento fotográfico. A metodologia consistiu em aplicar para 20 sujeitos surdos um mini curso de fotografia, enviando um questionário de auto avaliação. O objetivo do mini curso foi avaliar com diferentes tipos etários e demográficos, qual o nível de aprendizagem com o mini curso e os resultados das suas auto avaliações. Os dados coletados demonstraram a corroboração da hipótese, houve aprendizagem autônoma.
Downloads
Referências
ALFABETO MANUAL EM LIBRAS. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/educacao/lingua-brasileira-sinais-libras.htm Acesso em 05. jun. 2021.
AUTO AVALIACAO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO. Disponível em: https://www.ufjf.br/fisdiurno/files/2017/05/Formulario_de_Avalia%c3%a7%c3%a3o_de_Disciplina.pdf .Acesso em: 4 jul. 2021.
ANDRADE, Wagner Teobaldo Lopes de. Cognição e Surdez na Educação: A Língua em Questão. Revista Arara Azul, João Pessoa, v. 1, ed. 6, 7 nov. 2019. Disponível em: http://editora-arara-azul.com.br/site/edicao/67 . Acesso em: 7 nov. 2019.
BARBOSA, Felipe Venâncio. Curso de LIBRAS - EAD USP. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em: http://eaulas.usp.br/portal/course.action?course=6085. Acesso em: 12 jul. 2020.
CARROLL, Henry. Seja um fotógrafo super incrível: 20 desafios fotográficos inspirados pelos mestres. 1. ed. Osasco: G. Gili, 2019. 44 p.
CENSO IBGE 2010. Disponível em https://www.ibge.gov.br/ Acesso em 05.Jun.2021.
CALIXTO, Renato Messias Ferreira. Dados para pesquisa sobre o IFSC Câmpus Palhoça Bilíngue. IFSC, Palhoça, v. 1, 19 ago. 2020. Disponível em: https://docs.google.com/document/d/1_n81vIDlhzu_-bDVoDedMHeP0mE2S8QMGPYhuYWIuwA/edit. Acesso em: 21 ago. 2020.
CYBIS, Walter Otto; BETIOL, Adriana Holtz; FAUST, Richard. Ergonomia e Usabilidade: Conhecimentos, métodos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2010. 422 p.
GALHARDI, Antonio César; AZEVEDO, Marília Macorin De. Avaliações de aprendizagem: o uso da taxonomia de Bloom. Anais VIII Workshop de Pós-Graduação e Pesquisa do Centro Paula Souza, São Paulo, p. 237-247, 11 mar. 2013. Disponível em: http://www.pos.cps.sp.gov.br/files/artigo/file/507/ad7a753c51e25c1529d318820a756dd2.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.
JORDAN, Patrick. W. An Introduction to Usability. Londres: Taylor & Francis Ltda., 1998.
KRATHWOHL, David R. A Revision of Bloom’s Taxonomy: An Overview. Theory Into Practice, Ohio, v. 41, ed. 4, p. 212-218, 2002. Disponível em: https://www.depauw.edu/files/resources/krathwohl.pdf. Acesso em: 11 mar. 2022.
LUCKESI, Carlos Cipriano. Avaliação da Aprendizagem Escolar. 14a ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MERINO, Giselle. Instrumentação Integrada ao projeto. 2021. Disponível em: https://ngd.ufsc.br/. Acesso em: 30 abr. 2022.
REPÚBLICA, Presidência da. DECRETO Nº 10436 /2002. Brasília, 2002. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 12 jul. 2020.
REPÚBLICA, Presidência da. DECRETO Nº 5.296 /2004. Brasília, 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm. Acesso em: 12 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Human Factors in Design
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Human Factors Design. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo publicado na Revista Human Factors Design mencionar a referida publicação da seguinte forma:
Este artigo foi públicado originalmente pela Revista Human Factors Design em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em: https://periodicos.udesc.br/index.php/hfd/index